ID 48417 - RELAÇÃO ENTRE A TONTURA E O HANDICAP PERCEBIDO E AS CARACTERÍSTICAS AUDITIVAS E CLÍNICAS

Autores

Resumo

RESUMO Objetivo: Avaliar se o Dizziness Handicap Inventory – versão brasileira (DHI-VB), instrumento que avalia o impacto da tontura no dia-a-dia, e suas sub escalas possuem associação com a intensidade deste sintoma e com fatores auditivos e comportamentais em uma população com tontura. Materiais e Métodos: Foram recrutados 94 sujeitos com tontura, em uma clínica-escola universitária em João Pessoa/PB. Os participantes foram solicitados a preencher um questionário sobre dados demográficos, características auditivas e clínicas da tontura e o DHI-VB para avaliar o nível de handicap autopercebido em função da tontura. Além disso, os sujeitos referiram a intensidade da tontura em uma escala visual analógica. Foram utilizadas estatísticas descritivas para expor os dados demográficos e as medidas de desfecho, medidas de correlação entre o DHI-VB e a intensidade da tontura e medidas de associação entre o DHI-VB e as variáveis auditivas e comportamentais. Resultados: A média do DHI-VB correspondeu a um handicap percebido em grau moderado. O DHI-VB possui correlação com a intensidade referida da tontura. Possui ainda associação com presença ou não de zumbido, quedas e exercícios físicos. Conclusão: O DHI deve ser aplicado como instrumento complementar ou até como instrumento de triagem para que se avalie o impacto da tontura no paciente e para que se possa realizar os encaminhamentos pertinentes. DESCRITORES: Tontura. Pessoas com Deficiência. Comportamento e Mecanismos Comportamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Maria Bessa de Albuquerque Titara, UFPB

Especialização em Audiologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Mestranda em Fonoaudiologia UFPB/UFRN.

Mayara de Oliveira Freitas, UFPB

Fonoaudióloga graduada pela UFPB.

Marine Raquel Diniz da Rosa, UFPB

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professora Adjunto IV do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Docente e pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPgNeC) da UFPB e de Fonoaudiologia (PPGFON) da UFPB/UFRN.

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Fonoaudiólogo. Professor Adjunto IV do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Doutor em Linguística pela UFPB.

Ana Loísa de Lima e Silva Araújo, UFPB

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Luciana Pimentel Fernandes de Melo, UFPB

Doutora em Psicologia Cognitiva (UFPE), Especialista em Audiologia pelo CFFa, Professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Hannalice Gottschalck Cavalcanti, UFPB

Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN. Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFon) da UFPB/UFRN.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Titara, L. M. B. de A., Freitas, M. de O., Rosa, M. R. D. da, Andrade, W. T. L. de, Araújo, A. L. de L. e S., Melo, L. P. F. de, & Cavalcanti, H. G. (2019). ID 48417 - RELAÇÃO ENTRE A TONTURA E O HANDICAP PERCEBIDO E AS CARACTERÍSTICAS AUDITIVAS E CLÍNICAS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/48417