ID 48418 - APRAXIA DE FALA DA INFÂNCIA E MARCADORES HISTÓRICOS, DESENVOLVIMENTAIS E COMPORTAMENTAIS

Autores

Resumo

RESUMO Introdução: A Apraxia de Fala da Infância (AFI) é um transtorno neurológico, no qual a precisão e a consistência dos movimentos da fala estão alterados, pela dificuldade em planejamento/programação motora, na ausência de prejuízo neuromuscular. Considerando a alta relação de comorbidade da AFI com outros transtornos neurodesenvolvimentais, a avaliação precisa contemplar marcadores comportamentais, históricos e desenvolvimentais, facilitando diagnóstico e/ou encaminhamento (ASHA, 2007; SHRIBERG et al, 2017). Objetivo: Identificar marcadores históricos, desenvolvimentais e comportamentais envolvidos no diagnóstico de AFI. Métodos: A amostra foi composta pela documentação clínica de 12 crianças, com idades entre 4 a 10 anos e suspeita de AFI. A análise documental foi referente a relatórios de atendimentos fonoaudiológicos. Resultados: Todas as crianças apresentaram marcadores históricos e desenvolvimentais já descritos para AFI, na perspectiva integrativa, sendo 5 desenvolvimentais, 1 histórico e 4 com ambos. A falta de informações de história evidencia a importância da anamnese detalhada e dinâmica, com integração desses dados efetivamente. Foram compilados 49 marcadores comportamentais. Das 12 crianças, 5 apresentavam impulsividade, agitação psicomotora, irritação e quietude exacerbada e 4 apresentavam dificuldade em contato visual e desatenção. Conclusão: Escalas para avaliação comportamental oferecem marcadores formais congruentes com os descritos em manuais como o DSM-V, que junto aos históricos e desenvolvimentais, como prevê o modelo integrativo, conduzem o raciocínio clínico baseado em evidências fundamental ao diagnóstico diferencial e precoce de AFI e um encaminhamento eficaz, principalmente em crianças menores ou não-verbais. DESCRITORES: Transtornos da Articulação. Apraxia. Fala. Desenvolvimento. História. Comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmaelma de Souza Rodrigues, UFPB

Fonoaudióloga graduada pela UFPB.

Rayanna Cardoso da Silva Maciel, UFPB

Fonoaudióloga graduada pela UFPB.

Débora Vasconcelos Correia, UFPB

Especialista em Fluência pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e em Neurociência Aplicada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Diretora Educacional Assistente do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF) e Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Flávia Luiza Costa do Rêgo, UFPB

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Hertha Maria Tavares de Albuquerque Coutinho, UFPB

Mestre e Doutoranda em Linguística pela UFPB. Professora Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Isabelle Cahino Delgado, UFPB

Professora Adjunto IV do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB; Mestre e Doutora em Linguística pela UFPB; Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística da UFPB.

Jaims Franklin Ribeiro Soares, UFPB

Psicólogo, Professor Assistente do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, Mestre em Psicologia Social pela UFPB, Doutorando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ana Carla Estellita Vogeley, UFPB

Pós-Doutora em Linguística pela Vrije Universiteit (Amsterdam/Holanda). Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Rodrigues, G. de S., Maciel, R. C. da S., Correia, D. V., Rêgo, F. L. C. do, Coutinho, H. M. T. de A., Delgado, I. C., Soares, J. F. R., & Vogeley, A. C. E. (2019). ID 48418 - APRAXIA DE FALA DA INFÂNCIA E MARCADORES HISTÓRICOS, DESENVOLVIMENTAIS E COMPORTAMENTAIS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/48418