ID 48419 - ZUMBIDO: ESTUDO DO GRAU DE INCÔMODO E RELAÇÃO COM A LOCALIZAÇÃO DO SINTOMA

Autores

Resumo

RESUMO Objetivo: Investigar o incômodo provocado pelo zumbido quanto à lateralidade. Material e Métodos: Trata-se de um estudo documental, retrospectivo e transversal, no qual participaram 125 pacientes, 79 mulheres e 46 homens, subdivididos em três grupos quanto à lateralidade do zumbido. O grupo I foi composto por 53 sujeitos com zumbido unilateral, o grupo II com 58 participantes com zumbido bilateral e o grupo III com 14 indivíduos com zumbido na cabeça. Foi construído um banco de dados com as respostas referentes ao questionário de handicap do zumbido (Tinnitus Handicap Inventory – THI); escala visual analógica (EVA) e inventário de ansiedade traço-estado (IDATE). Os resultados foram analisados através do programa R-Project versão 3.3.3, sendo realizado o teste T de Student e o teste não paramétrico Mann-Whitney. Resultados: A maioria dos pacientes (46%) apresentou zumbido bilateral, afetando principalmente o gênero feminino. No que se refere ao grau de incômodo, todos os grupos apresentaram grau 3 (moderado-THI), sem diferença significativa entre eles. Na EVA, observou-se o escore de 10 pontos (moda), com maior ocorrência no grupo II. O traço de ansiedade foi maior para o grupo II. Conclusão: Os pacientes com zumbido bilateral apresentam um desconforto mais frequente e grave do que aqueles com zumbido unilateral e na cabeça. DESCRITORES: Zumbido. Audição. Lateralidade Funcional. Audiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Roberta Pereira Rodrigues, UFPB

Fonoaudióloga graduada pela UFPB.

Natália Silva Lourenço, UFPB

Estatística graduada pela UFPB.

Ana Loisa de Lima e Silva Araújo, UFPB

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto IV do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB. Doutor em Linguística pela UFPB.

Hannalice Gottschalck Cavalcanti, UFPB

Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN. Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFon) da UFPB/UFRN.

Luciana Pimentel Fernandes de Melo, UFPB

Doutora em Psicologia Cognitiva (UFPE), Especialista em Audiologia pelo CFFa, Professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

Marine Raquel Diniz da Rosa, UFPB

Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professora Adjunto IV do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Docente e pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPgNeC) da UFPB e de Fonoaudiologia (PPGFON) da UFPB/UFRN.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Como Citar

Rodrigues, L. R. P., Lourenço, N. S., Araújo, A. L. de L. e S., Andrade, W. T. L. de, Cavalcanti, H. G., Melo, L. P. F. de, & Rosa, M. R. D. da. (2019). ID 48419 - ZUMBIDO: ESTUDO DO GRAU DE INCÔMODO E RELAÇÃO COM A LOCALIZAÇÃO DO SINTOMA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/48419