[ID 52419] SATISFAÇÃO DO USUÁRIO E CUIDADOS OFERTADOS NA SAÚDE BUCAL EM JOÃO PESSOA: 2º CICLO DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB)

Autores

  • Rayssa Naftaly Muniz Pinto
  • Hévila de Figueiredo Pires
  • Ane Polline Lacerda Protásio
  • Ana Maria Gondim Valença

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n3.52419

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Saúde Bucal. Avaliação em Saúde. Satisfação do Usuário.

Resumo

Objetivo: Identificar os fatores associados à satisfação dos usuários, com a oferta de cuidado em saúde bucal na Cidade de João Pessoa/PB, considerando os dados obtidos no 2º ciclo de avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Metodologia: Utilizaram-se informações contidas no Módulo III e no Módulo VI do instrumento de avaliação externa do PMAQ-AB, analisando-se as respostas dos usuários que passaram por consulta odontológica com a Equipe de Saúde Bucal (ESB) e que possuíam dados completos (n=355) e de profissionais da ESB que atenderam esses usuários (n=154). Foram empregados os testes Qui-quadrado e exato de Fisher (α=0,05), tendo como variável dependente “satisfação do usuário”. Resultados: 81,7% (n=290) dos usuários estavam satisfeitos com os serviços ofertados, e os seguintes fatores se mostraram associados à satisfação (p<0,05): ser atendido no horário da tarde; a ESB divulgar horário de atendimento e este ser fixo; o horário do atendimento odontológico satisfez às necessidades dos usuários e estes conseguiram marcar atendimento com o cirurgião-dentista; o consultório ser um local reservado; o usuário ser sempre orientado sobre os cuidados com a saúde bucal; o tempo da consulta ser suficiente; o profissional fazer anotações no prontuário ou ficha; a ESB procurar o usuário quando este interrompe o tratamento. Conclusão: Na Cidade de João Pessoa é expressivo o número de usuários satisfeitos com os cuidados de saúde bucal ofertados no nível primário, estando a satisfação dos usuários associada à acessibilidade organizacional da Atenção Básica, as características físicas do ambiente da unidade e do processo de trabalho da ESB.

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Publicado

2020-09-23

Como Citar

Muniz Pinto, R. N., de Figueiredo Pires, H., Lacerda Protásio, A. P. ., & Gondim Valença, A. M. . (2020). [ID 52419] SATISFAÇÃO DO USUÁRIO E CUIDADOS OFERTADOS NA SAÚDE BUCAL EM JOÃO PESSOA: 2º CICLO DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ-AB). Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(3). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n3.52419

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa