[ID 52757] MÉDIA DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL DOS FORMANTES E DO TEMPO MÁXIMO DE FONAÇÃO EM UM GRUPO DE ESCOLARES

MEAN OF THE FUNDAMENTAL FREQUENCY, FORMANTS AND MAXIMUM PHONATION TIME IN A GROUP OF SCHOOLCHILDREN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n4.52757

Palavras-chave:

Criança. Voz. Fonação. Acústica.

Resumo

Objetivo: Determinar a média da frequência fundamental, dos formantes e o tempo máximo de fonação em um grupo de escolares. Metodologia: Foram selecionadas 35 meninas e 28 meninos, na faixa etária de 8 a 12 anos, estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola em Natal/RN. O protocolo de gravação das vozes foi realizado a partir da emissão de vogais sustentadas e emissão da frase: Eu digo /a/, /ɛ/, /i/, /ͻ/, /u/, eu digo. Utilizou-se o software de análise acústica dos sons da fala PRAAT para a gravação e análise dos parâmetros. Resultados: Não ocorreu diferença estatisticamente significativa entre os grupos em relação à média de f0 e do TMF. Quanto à frequência dos formantes, os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas entre os sexos na maioria dos parâmetros, exceto nos valores de F3[a], F1[u], F2[u] e F3[u]. Conclusão: As medidas de tempo máximos de fonação e da f0, em relação ao sexo, não foram diferentes, enquanto, os formantes das vogais [a] e [i] demonstraram que ocorreram ajustes motores diferentes entre os sexos.

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Publicado

2020-12-05

Como Citar

Elpidio Pinheiro da Silva, R., & Rocha de Souza, L. B. . (2020). [ID 52757] MÉDIA DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL DOS FORMANTES E DO TEMPO MÁXIMO DE FONAÇÃO EM UM GRUPO DE ESCOLARES: MEAN OF THE FUNDAMENTAL FREQUENCY, FORMANTS AND MAXIMUM PHONATION TIME IN A GROUP OF SCHOOLCHILDREN. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 24(4). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2020v24n4.52757

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa