[ID 54107] O NUTRITION IMPACT SYMPTOMS (NIS) PODE SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE TRIAGEM NUTRICIONAL EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA NA POPULAÇÃO BRASILEIRA?
CAN NUTRITION IMPACT SYMPTOMS (NIS) BE USED AS A NUTRITIONAL SCREENING TOOL IN PATIENTS WITH CHRONIC KIDNEY DISEASE IN THE BRAZILIAN POPULATION?
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2021v25n2.54107Palavras-chave:
Insuficiência Renal Crônica. Desnutrição. Avaliação Nutricional. Diálise.Resumo
Objetivo: Adaptar e validar o uso da ferramenta Nutritional Impact Symptoms (NIS) como instrumento de triagem nutricional em indivíduos com DRC na população brasileira. Metodologia: Estudo do tipo transversal desenvolvido em um Hospital Universitário, baseado nos procedimentos de validação sugeridos por Beaton et al. (2000), American Educational Research Association, American Psychological Association e National Council on Measurement in Education (2014) e revisados por Muñiz, Elosua e Hambleton (2013). Resultados: Para a validação do NIS, utilizando-se a Avaliação Subjetiva Global (ASG) como padrão, foram realizadas as análises sequenciais, obtendo-se um coeficiente da correlação de Spearman classificado como moderado (ρ=0,51; p<0,001); um erro típico da medida absoluto de 0,46 e relativo de 30%; coeficiente de variação de 15% e ausência de diferenças entre avaliações médias (p=0,497). Embora a classificação entre o NIS e a ASG original tenham apresentado uma moderada correlação, sem diferenças entre as médias e um erro sistemático baixo, a concordância entre as variáveis apresentou uma amplitude alta no erro aleatório. Conclusão: A NIS foi adaptada, mas não validada para o público com doença renal em âmbito hospitalar, necessiatndo de uma avaliação com um maior número de pacientes para poder ser utilizada como parte de protocolos de avaliação nutricional com objetivo de rastreio da presença de desnutrição e posterior avaliação aprofundada da mesma.