[ID 56294] INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA HEMORRAGIA PULMONAR EM RECÉM-NASCIDOS DE MUITO BAIXO PESO

INCIDENCE AND RISK FACTORS FOR PULMONARY HEMORRHAGE IN VERY LOW WEIGHT NEWBORNS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2021v25n2.56294

Palavras-chave:

Palavras- chave: Prematuridade, Recém-nascido de muito baixo peso, Corticoide Antenatal, Hemorragia pulmonar, Persistência do canal arterial.

Resumo

Objetivo: Determinar a incidência de hemorragia pulmonar (HP) e os fatores de risco associados em prematuros com idade gestacional (IG) ≤ 32 semanas e de muito baixo peso. Metodologia: Estudo longitudinal, observacional, prospectivo com recém-nascidos ≤ 32 semanas e de muito baixo peso, internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em Natal/RN, no período de outubro/2017 a setembro/2018.  A incidência de HP foi determinada e as variáveis obstétricas e do período neonatal foram avaliadas como fatores de risco. A análise estatística realizada foi descritiva e inferencial com a utilização dos Testes Qui-quadrado, t de Student e regressão logística multivariada. Resultados: Foram incluídos no estudo 123 prematuros, dos quais 37 (30,1%) apresentaram HP. As médias de IG e peso de nascimento dos bebês que apresentaram essa complicação foram 27,2 semanas, e 875,5g, respectivamente. As variáveis, menor IG e peso ao nascimento, o não uso de corticoide antenatal, necessidade de manobras de reanimação na sala de parto, Apgar no 5º minuto <7, temperatura à admissão, administração de surfactante, persistência do canal arterial e sepse precoce foram identificadas como fatores de risco para HP. Na regressão logística os fatores que permaneceram associados à HP foram o não uso de corticoide antenatal, peso ao nascimento e persistência do canal arterial. Conclusão: A hemorragia pulmonar é um evento clínico com importante incidência em recém-nascidos prematuros e de muito baixo peso, com fatores de risco associados à prematuridade e assistência inadequada a gestante e ao recém-nascido, sendo de extrema importância o cuidado perinatal para evitar este desfecho que confere maior morbimortalidade aos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Uehara, C. S., Moraes Medeiros de Lima, A. C. ., Marinho, A. P. ., de Carvalho Monte de Prada, L., Fonseca de Lima, K., de Oliveira Macedo, S. K. ., Pereira Santos, C. D. ., Dantas de Carvalho, A. V. ., Rodrigues Medeiros, W., & do Nascimento Granjeiro Barreto, A. C. . (2021). [ID 56294] INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA HEMORRAGIA PULMONAR EM RECÉM-NASCIDOS DE MUITO BAIXO PESO: INCIDENCE AND RISK FACTORS FOR PULMONARY HEMORRHAGE IN VERY LOW WEIGHT NEWBORNS. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 25(2). https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2021v25n2.56294

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa