[62274] TECENDO DIÁLOGOS SOBRE INTERPROFISSIONALIDADE NA ÁREA DA SAÚDE: PERSPECTIVAS DE COORDENADORES E DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2022v26n1.62274Palavras-chave:
Educação em Saúde., Práticas Interdisciplinares., Relações interprofissionais.Resumo
Objetivo: o objetivo desse estudo foi compreender a percepção de coordenadores e discentes sobre a dimensão de orientação do cuidado em saúde na perspectiva da EIP em uma universidade pública federal do nordeste do Brasil. Metodologia: Estudo de caso analítico, de abordagem qualitativa realizada com 22 discentes e 11 docentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional de uma Instituição de Ensino Superior Federal, mediante entrevistas com roteiros semiestruturados. As entrevistas foram transcritas, enviadas aos sujeitos para conferência e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: Da análise emergiram três categorias: Compreensão da interprofissionalidade em saúde; Caminhos e oportunidades para interprofissionalidade em saúde; e Sugestões para o desenvolvimento da interprofissionalidade em saúde. Observou-se o entendimento da importância da temática para a formação, o papel de destaque das extensões, estágios interprofissionais e disciplinas obrigatórias ou optativas bem como os relatos sobre as dificuldades de inserção das ações interprofissionais no ambiente acadêmico. Conclusão: Foram sinalizadas barreiras para implementação da Educação Interprofissional (EIP) nas graduações, no que diz respeito à carga horária dos cursos bem como entraves nas estruturas curriculares em vigência para propiciar espaços de aprimoramento das práticas que já estão presentes nos cenários de formação. Reflexões e discussões práticas colaborativas sobre a necessidade de flexibilização e integração curricular intra e entre cursos da saúde tornam-se necessárias para o encaminhamento da interprofissionalidade em toda trajetória da formação, fomentando na academia e serviços o foco do cuidado integral centrado na pessoa.