[62307] COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM CURRÍCULOS DE CURSO DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6032.2022v26n1.62307Palavras-chave:
Promoção da Saúde; Universidades; Estudantes; Determinantes Sociais da Saúde; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Competência Profissional.Resumo
Objetivo: analisar os projetos pedagógicos (PP) de cursos de graduação em saúde quanto a abordagem das competências essenciais para a promoção da saúde (CompEPS).
Método: Estudo documental conduzido com base em 11 PP de cursos da área da saúde, de uma Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito ao perfil do egresso, objetivos, competências e habilidades. Utilizou-se o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, IRaMuTeQ®, por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD), para auxiliar a análise do material documental à luz da Matriz CompEPS.
Resultados: Os nove domínios da matriz CompEPS e suas respectivas competências investigadas foram identificadas nos PP, com destaque nos currículos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social Perfil, objetivos, competências e habilidades sinalizam a abordagem das competências para a promoção da saúde na formação dos discentes dos cursos estudados. Isso traz uma perspectiva de intencionalidade por parte dos PP em desenvolver profissionais promotores da saúde.
Conclusão: Observou-se a manifestação de todas as competências da matriz CompEPS nos PP, o que representa um processo importante em direção a uma formação e prática da promoção da saúde. Refletir sobre o contexto da promoção da saúde voltado para os PP representa um indicativo importante para melhorias de atuação dos profissionais no Sistema Único de Saúde.