Comparação da Citologia Vaginal de Cabras Cíclicas e Gestantes da Raça Saanen
Resumo
Várias camadas celulares, morfologicamente distintas, formam a mucosa vaginal. Essas camadas variam em espessura ao longo do ciclo estral, durante a gestação, anestro e lactação de acordo com o estímulo hormonal a qual são submetidas. O objetivo do presente trabalho foi comparar o perfil citológico vaginal de cabras da raça Saanen cíclicas e gestantes. Foram utilizadas dez cabras Saanen, adultas, criadas em sistema intensivo e pertencentes ao plantel do setor de ovinocaprinocultura da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará. As dez fêmeas foram divididas em dois grupos, em partes iguais, formados por (05) não gestantes - grupo A ou controle e (05) gestantes - grupo B. Foram confeccionados, a partir do primeiro dia do ciclo estral (estro), esfregaços vaginais de ambos os grupos em dias previamente selecionados. Os resultados foram expressos na forma de média através dos quadrados mínimos. Obteve-se como resultado a presença, de forma significativa, das células intermediárias em todas as fases do ciclo estral e na gestação. Logo, não foi considerado possível determinar um diagnóstico de gestação devido à semelhança citológica entre o diestro e o período de gestação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).