Caracterização de Propriedades Rurais e Identificação de Espécies Arbóreas e Arbustivas Ocorrentes em Pastagens do Agreste de Pernambuco
Resumo
Foi realizada a caracterização de propriedades rurais e a identificação de árvores e arbustos ocorrentes em pastagens do Agreste Pernambucano, sendo percorridos 18 municípios e duas propriedades para cada município, no período de junho a agosto/2000. Em cada propriedade foi escolhida uma área de pastagem representativa para o levantamento das espécies. Para analise bromatológica dos arbustos e árvores, foram coletadas folhas e ramos com menos de cinco milímetros de diâmetro. O material foi coletado a uma altura máxima de 1,50 m. Foram identificados 18 famílias, 38 gêneros e 40 espécies. As espécies de maior frequência foram Ziziphus joazeiro Mart., Prosopis juliflora (Sw.) DC., Mimosa sp., Caesalpinia pyramidalis Tul., Senna sp., Anacardium occidentale L., Bumelia sertorum Mart., Mimosa hostilis Benth., Anadenanthera colubrina Vell., Aspidosperma pyrifolium Mart. e Capparis cynophallophora L. O pasta nativo foi identificado como o principal suporte forrageiro em 91,7% das propriedades, e em apenas 8,3% delas os animais eram mantidos em pastagens exclusivas de forrageiras cultivadas. Senna sp. e P juliflora apresentaram valores superiores de PB, em relação às demais espécies, com 23,04 e 21,60%, respectivamente. A.pyrifolium e B. sertorum apresentaram menores teores de FDN, com 44,13 e 45,08%, respectivamente. Considerando as propriedades estudadas, foi observado que a pecuária estava presente em mais de 80%, sendo na maioria os animais mantidos em pastagens formadas por espécies nativas. Conclui-se que algumas das árvores e arbustos encontrados nas pastagens apresentaram potencial para serem testados como componentes em sistemas agroflorestais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).