Estimativa da Composição Tecidual Através do Peso da Perna e da Paleta em Cordeiros da Raça Ideal
Resumo
Com objetivo de examinar o grau de associação da composição tecidual com o peso da perna e da paleta, utilizaram-se 60 cordeiros da raça Ideal, nascidos em agosto e setembro de 1997, criados em três sistemas de alimentação (campo nativo, pastagem cultivada e confinamento) e abatidos aos quatro meses de idade. No modelo de regressão empregado, os resultados foram ajustados para os possíveis efeitos de sistema de alimentação, uma vez que se procurou avaliar somente as associações da perna e da paleta com seus componentes teciduais. Os resultados demonstraram que com o incremento do peso da paleta houve uma diminuição na porcentagem de osso e músculo e aumento na de gordura, sendo que todos os tecidos tiveram correlação significativa (P<0,01) com o peso de paleta. O aumento do peso da perna provocou uma diminuição na porcentagem de osso e um acréscimo na de gordura (P<0,01), porém, não ocorrendo nenhum efeito na porcentagem de músculo (P>0,05).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-12
Como Citar
Martins, R. R. C., Oliveira, N. M. de, Osório, J. C. da S., Osório, M. T. M., & Pires, C. C. (2009). Estimativa da Composição Tecidual Através do Peso da Perna e da Paleta em Cordeiros da Raça Ideal. Revista Científica De Produção Animal, 4(1/2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/42666
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).