Composição Bromatológica, Consumo Voluntário e Digestibilidade do Restolho de Sorgo Forrageiro (Sorghum bicolor (L.) var. Sart) Amonizado com Uréia
Resumo
Este experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar a composição bromatológica, o consumo voluntário e a digestibilidade aparente do restolho de sorgo forrageiro (Sorghum bicolor (L.) var. Sart) amonizado com uréia. Foram utilizados cinco ovinos emasculados, com idade média 18 meses e peso médio inicial 29,0 kg, através do método convencional de coleta total de fezes. O restolho foi desidratado em área ensolarada, após a colheita no município de Sertânia, Pernambuco. Os resultados das análises bromatológicas (% na MS) e digestibilidade (%) foram, respectivamente: matéria seca (MS) 90,08 e 53,38; matéria orgânica 88,91 e 56,44; proteína bruta (PB) 15,33 e 64,04; fibra bruta 34,80 e 72,44; extrato etéreo 1,44 e 14,10 e extrato não nitrogenado 37,34 e 38,62, resultando em 49,9% de nutrientes digestíveis totais (NDT). O consumo voluntário de MS, PB e NDT, expresso em g/kg0,75, foi: 53,79; 8,25 e 27,52, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).