Estimativa do Volume de Gases por Meio de Equação de Regressão para Implantação da Técnica In Vitro Semi-automática de Produção de Gases
Resumo
A técnica in vitro semi-automática de produção de gases vem sendo utilizada efi cientemente na determinação do valor nutritivo de alimentos para ruminantes. Fundamenta-se no volume de gases produzidos da fermentação de substratos incubados em meio nutritivo e inóculo ruminal. O volume pode ser estimado indiretamente por equação de regressão a partir das leituras de pressão gerada dentro dos frascos. Este trabalho foi realizado com o objetivo de se determinar uma equação de regressão para o Laboratório de Nutrição Animal da Universidade Federal do Piauí relacionando-se os valores de pressão e volume, utilizando-se pedúnculo de Anacardium occidentale como substrato. Para o ensaio de produção de gases incubou-se em frascos de fermentação 1 g de amostra, 90 mL do meio nutritivo, 10 mL do inóculo ruminal e CO2, os quais foram mantidos a 39ºC. As leituras de pressão e as medidas de volume foram realizadas às 3, 6, 9, 12, 15, 21, 27, 33, 39, 48, 60 e 72 h, utilizando-se um transdutor de pressão conectado a uma válvula de duas saídas. A equação de regressão predita foi: V=0,1178P2(s.e.=0,003)+4,7295P (s.e.=0,009) e coeficiente de correlação (R2=0,99). A equação de regressão obtida estimou satisfatoriamente o volume de gases.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).