Desempenho de Bezerros Nelore e Cruzados no Estado de Alagoas
Resumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o desempenho de bezerros Nelore e cruzados e estudar efeitos fenotípicos que afetam o desempenho desses animais no Estado de Alagoas. As características estudadas foram peso ao nascer (PN), peso aos 210 dias de idade (P210) e ganho de peso do nascimento ao desmame (GD). Foram incluídos no modelo matemático os efeitos fixos de fazenda, genótipo (Nelore, ½Blonde d’Aquitaine + ½Nelore, ½Red Angus + ½Nelore e ½Senepol + ¼Red Angus + ¼Nelore) e grupo contemporâneo (sexo, mês e ano de nascimento). O efeito de grupo contemporâneo não foi signifi cativo (P>0,05) para PN, mas foi significativo (P<0,05) para P210 e GD. Os efeitos de genótipos e fazenda foram significativos (P<0,01) para todas as características em estudo. Os bezerros cruzados ½Senepol + ¼Red Angus + ¼Nelore foram superiores para PN e, juntamente com ½Red Angus + ½ Nelore, foram superiores para P210 e GD. Animais puros Nelore apresentaram as menores médias para P210 e GD, comparado aos demais grupos genéticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).