Desempenho de Betta splendens associados a diferentes frequências alimentares
Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar a melhor frequência de arraçoamento necessária sobre o desempenho de Betta splendens. Foram utilizados 28 alevinos de Beta, machos, acondicionados individualmente em aquários experimentais, com capacidade efetiva de 1,5L de água e submetidos a quatro tratamentos, frequências alimentares (1 a cada 2 dias, 1 vez ao dia, 2 e 4 vezes ao dia) e cinco repetições, organizados num delineamento inteiramente ao acaso, durante 45 dias. Foram avaliados os parâmetros de desempenho, a qualidade da água e o comportamento social dos animais submetidos as diferentes frequências de alimentação. Os dados foram submetidos a ANOVA e ao teste de Tukey (P<0,05). Com os resultados obtidos pode-se observar que os animais foram alimentados quatro vezes ao dia obtiveram um melhor peso final, consumo de ração e conversão alimentar, porém não diferiu estatisticamente do tratamento em que os animais foram alimentados duas vezes ao dia. O tratamento alimentado uma vez ao dia não apresentou diferenças significativas quando comparado ao tratamento em que os animais foram alimentados duas vezes ao dia. O tratamento em que os animais foram alimentados uma vez por dia, em dias alternados, apresentou os piores resultados de desempenho. Recomenda-se assim, a oferta de ração balanceada, na forma “ad libitum”, duas vezes ao dia, para machos de Betta splendens.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-10-17
Como Citar
Santos, E. L., Lira, R. C., Souza, C. A., Santos, I. V. V. de S., Silva, F. C. B. da, & Albuquerque, I. C. de M. (2014). Desempenho de Betta splendens associados a diferentes frequências alimentares. Revista Científica De Produção Animal, 16(1), 10–16. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/42754
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).