Previsão da produção de leite a partir de meta-dados de experimentos com vacas leiteiras
Resumo
Os modelos do NRC (2001) para predição da produção de leite por vacas leiteiras não se aplicam as condições brasileiras e têm sido invalidados. Modelos de predição (estimação) são aplicáveis às condições ou conjuntos de dados aos quais eles foram ajustados as quais são puramente aleatórias e estimam condições atuais. Assim faltam modelos aplicados as condições brasileiras de alimentos de clima tropical, para a previsão (forecast) da produção de leite por vacas. Partindo da hipótese que a produção de leite se correlaciona com os componentes bromatológicos da dieta, o objetivo deste artigo foi ajustar modelos de previsão da produção de leite a partir de meta-dados de experimentos de desempenho de vacas leiteiras. A variável MP (Produção de Leite) foi regredida em função de variáveis bromatológicas pelo método dos mínimos quadrados ordinários (OLS). A seleção de variáveis para os modelos foi feita pelo método stepwise com aproximação backwards, seguindo o critério de melhoria da acurácia. Foram excluídos modelos por colinearidade devido ao coeficiente r acima de 0,7. Das 511 combinações possíveis ajustaram-se 170 modelos. O modelo mais acurado foi MP = 1.57CP (proteína bruta)-0.08TDN (Nutrientes digestíveis totais)+0.80TDNI (ingestão de TDN)-4.12 o qual apresentou menor valor de ED (Distância Euclidiana) (10.53).
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).