Descrição da Primeira Larva do Siri Pimenta Callinectes bocourti (Crustacea: Decapoda: Portunidae) Obtida em Laboratório
Resumo
Este trabalho descreve em detalhe o primeiro estágio larval de C. bocourti. Fêmeas ovadas foram coletadas no estuário do Rio Ceará (Caucaia-CE) em maio de 2000. Cada fêmea foi colocada em um tanque de fibra de vidro com capacidade de 1.000L. O comprimento da carapaça (CC) da primeira larva variou de 0,54 a 0,58 mm. As principais características morfológicas foram: a primeira larva apresentou olhos sésseis; antênula unirreme com 2 estetos terminais e duas cerdas simples; escafognatito da maxila com 3+1cerdas, endópodo com 5 cerdas terminais, endito basal e coxal bilobado com cerdas; maxilipede I e II apresentando exôpodo com 4 cerdas longas e plumosas; telso com 3+3 cerdas na porção posterior e 1+1 cerdas na margem externa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).