Geoprocessamento Aplicado na Gestão e Análise de Qualidade do Desenvolvimento de Plantas Forrageiras
Resumo
Objetivou-se com esse trabalho comparar diferentes tipos de espécies forrageiras, bem como avaliá-los utilizando parâmetros quantitativos e qualitativos de modo a subsidiar a seleção de materiais adaptados a região do Recôncavo e auxiliar na tomada de decisão quanto a escolha de materiais mais adequados para propor um sistema de integração lavoura e pecuária em plantio direto. Usou-se 12 espécies diferentes de forrageiras semeadas solteiras e 7 em consórcio. Os parâmetros quantitativos avaliados foram altura do dossel, matéria fresca e seca das plantas e composição bromatológica. Complementar as informações referentes as plantas forrageiras foi caracterizada a ocorrência de plantas daninhas na área. Para gestão do sistema de produção de forragem foram utilizados parâmetros qualitativos e quantitativos, Quanta a análise qualitativa foram atribuídas notas de 1 a 5 a quantidade de cobertura do solo e vazio entre plantas (0-20%, 20-40%, 40-60%, 60-80% e 80-100%) e ao vigor e aparência das plantas forrageiras (muito ruim, ruim, razoável, bom e muito bom). Para análise das informações utilizou-se a estatística descritiva e foram elaborados mapas da variação espacial dos parâmetros com auxílio do software ArcGIS 9.3. Os consórcios apresentaram os melhores resultados em ambos os parâmetros. Os capins Mombaça, Ruziziensis, MG 4 e MG 5 tiveram bons resultados e corroborando com os valores de matéria verde no final do ciclo. O consórcio de forrageiras propiciou uma maior cobertura do solo, maior altura do dossel e valores considerados bons de produção de matéria verde. Os parâmetros qualitativos foram ferramentas importantes de auxílio contribuindo para uma melhor interpretação e confirmação dos resultados analíticos. O uso dos mapas permitiu uma melhor visualização dos resultados.
DOI:10.15528/2176-4158/rcpa.v16n2p154-163
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).