Novos sistemas de produção de bovinos de corte em pastejo: maximizando a produção com baixo impacto ambiental
Resumo
A produção de carne no Brasil requer da atividade pecuária a oferta de produtos de qualidade e de maneira contínua durante todo o ano, porém devido à sazonalidade da produção de forrageiras há um déficit na produção, principalmente para animais criados a pasto. A maioria dos sistemas de criação adotados chegam a causar redução no peso corporal dos animais durante o período de escassez de forragem, em virtude da ausência de um planejamento adequado a essas condições, tornando-se necessário potencializar o desempenho dos animais e otimizar a utilização dos recursos nutricionais basais advindos das pastagens através de alternativas tecnológicas e inovadoras capazes de elevar a produtividade e a qualidade do produto final de forma sustentável com baixo impacto ambiental, capaz de atender a demanda do mercado. Dentre as alternativas, destaca-se a produção animal em sistemas de criação, além do uso de estratégias de alimentação mais intensivos, reduzindo o ciclo de produção e aumentando a eficiência através da melhoria das condições de alimentação via suplementação seja, protéica, mineral e/ou energética que atenda a exigência específica para cada categoria garantindo sua expressividade e maximizando a produção e consequentemente poderá proporcionar um acabamento mais acelerado dos animais, com isso permitindo um abate de um número maior de animais quando comparado a animais criados em regime de confinamento, possibilitando um retorno econômico mais rápido e rentável ao sistema.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-14
Como Citar
Silva, R. R., Silva, P. G. da, Lins, T. O. J. D., & Rodrigues, L. B. O. (2018). Novos sistemas de produção de bovinos de corte em pastejo: maximizando a produção com baixo impacto ambiental. Revista Científica De Produção Animal, 19(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/42827
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).