Consolidação da cadeia produtiva da carne caprina e ovina - tecnologias na produção e organização
Resumo
A conquista de maior acesso aos mercados é estratégia fundamental para a superação da pobreza e da exclusão social de milhares de caprino-ovinocultores que vivem dessa atividade na zona semiárida brasileira. Diversas tentativas de formação de arranjos organizacionais para fortalecer a cadeia produtiva têm sido feitas mas nenhuma delas obteve resultados satisfatórios. Limitantes de várias ordens foram identificados, tanto nos segmentos de insumos e produção dos rebanhos como nos segmentos de processamento e distribuição. Uma forte cadeia de intermediação entre o campo, o abatedouro-frigorífico e o mercado consumidor é considerada como um dos principais fatores limitantes à consolidação da atividade. O mercado é altamente demandante por esses tipos de carnes mas o produtor não consegue entregar o produto ao abatedouro dentro do padrão de qualidade exigido. Os principais fatores limitantes da cadeia produtiva são descritos e alternativas para sua solução são apresentadas neste trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-11-15
Como Citar
Guimarães Filho, C. (2018). Consolidação da cadeia produtiva da carne caprina e ovina - tecnologias na produção e organização. Revista Científica De Produção Animal, 19(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rcpa/article/view/42891
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).