USOS E CONSUMOS NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: uma conversa sobre práticas, currículos e livros didáticos

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que buscou sentir e compreender o cotidiano escolar em sua potência, desenvolvida por meio de encontros e conversas com professoras que pensamfazem suas redes de conhecimentos, práticas e políticas em seus cotidianos escolares. O recorte apresentado neste texto narra uma conversa entra professoras da educação básica sobre escolha de livro didático e como este instrumento interfere e se (im)põem em suas práticas cotidianas. Ao questionarem a maneira como os livros didáticos são produzidos e expostos para escolha, através das conversas com as professoras, podemos evidenciar uma necessária e, ainda invisibilizada, interferência dos sujeitos praticantes do cotidiano escolar sobre a produção, elaboração, realização, circulação e consumo/uso desse material no cotidiano escolar. Assim, apostamos que tais aspectos levantados pelas professoras contribuem para discutirmos o escopo de alternativas políticaspráticas possíveis para combater os discursos que atacam de forma exacerbada a legitimidade do espaçotempo escolar e a atuação docente.

 

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Biografia do Autor

Rafael Marques Gonçalves, Universidade Federal do Acre
Doutor em Educação pela UERJ. Docente da Universidade Federal do Acre vinculado ao Centro de Educação e Letras e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAC). Líder do GpPPC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e Currículos.

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Publicado
2019-03-02
Como Citar
GONÇALVES, R. M. USOS E CONSUMOS NO/DO COTIDIANO ESCOLAR: uma conversa sobre práticas, currículos e livros didáticos. Revista Espaço do Currículo, v. 12, n. 1, 2 mar. 2019.