POLÍTICA EDUCACIONAL E DIRETRIZES CURRICULARES PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE ARTES VISUAIS NA ARGENTINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46190

Palavras-chave:

Política educativa, Diretrizes Curriculares, Corpo docente Universitário, Artes visuais

Resumo

Este artigo aborda o quadro geral no qual se dá a formação de professores de artes visuais na Argentina, enfocando as políticas e diretrizes curriculares que regulam e orientam a formação de professores neste domínio particular. Especificamente, propõe-se uma revisão atualizada do quadro curricular normativo da formação de professores de artes visuais no nível universitário de graduação, com o objetivo de fornecer um estado da arte sobre esta dimensão curricular e sobre a composição da oferta acadêmica na área específica. Este estado da arte constituirá, por si só, uma contribuição face à escassa informação sobre a formação de professores na área específica e face à dispersão de dados e estudos específicos sobre esta área no contexto argentino. Depois de apresentar um ordenamento geral da legislação curricular, serão examinados três casos (envolvendo três matrizes curriculares para a formação de professores de artes visuais na universidade pública argentina) que recentemente envolveram reformas em suas estruturas curriculares. Os casos também foram selecionados por corresponderem às áreas urbanas com maior concentração populacional do país. A sua análise é efectuada com base no enquadramento regulamentar em vigor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Federico Buján, Universidad Nacional de Rosario, Argentina.

Doutor em Humanidades e Artes pela Universidad Nacional de Rosario . Professor e pesquisador na Universidad Nacional de Rosario (UNR) e na Universidad Nacional de las Artes (UNA). 

Referências

ARGENTINA. Ley Federal de Educación N° 24.195, de 14 de abril de 1993. Disponível em: <http://www.coneau.edu.ar/archivos/648.pdf>. Acesso em: 30 abr., 2019.

______. Ley Nacional de Educación Superior Nº 24.521, de 20 de julho de 1995. Disponível em: <http://www.coneau.edu.ar/archivos/447.pdf>. Acesso em: 30 abr., 2019.

______. Ley de Educación Técnico Profesional Nº 26.058, de 7 de setembro de 2005. Disponível em: <http://portal.educacion.gov.ar/consejo/files/2009/12/ley26058.pdf>. Acesso em: 30 abr., 2019.

______. Ley de Educación Nacional Nº 26.206, de 14 de dezembro de 2006. LEN. Disponível em: <http://www.me.gov.ar/doc_pdf/ley_de_educ_nac.pdf>. Acesso em: 30 abr., 2019.

______. Consejo Federal de Educación (CFE). Resolução Nº 24, de 7 de novembro de 2007. Disponível em: <http://www.me.gov.ar/consejo/resoluciones/res07/24-07.pdf>. Acesso em: 02 mai., 2019.

______. Consejo Federal de Educación (CFE). Resolução Nº 74, de 16 de dezembro de 2008. Disponível em: <http://www.me.gov.ar/consejo/resoluciones/res08/74-08.pdf>. Acesso em: 02 mai., 2019.

______. Consejo Federal de Educación (CFE). Resolução Nº 83, de 30 de julho de 2009. Disponível em: <http://www.me.gov.ar/consejo/resoluciones/res09/83-09.pdf >. Acesso em: 02 mai., 2019.

______. Consejo Federal de Educación (CFE). Resolução Nº 167, de 28 de março de 2012. Disponível em: <http://www.me.gov.ar/consejo/resoluciones/res12/167-12.pdf>. Acesso em: 02 mai., 2019.

______. Consejo Federal de Educación (CFE). Resolução Nº 167, Anexo I, de 28 de março de 2012. Plan Nacional de Formación Docente 2012-2015. Disponível em: <http://www.me.gov.ar/consejo/resoluciones/res12/167-12_01.pdf>. Acesso em: 02 mai., 2019.

______. Instituto Nacional de Formación Docente (INFD). Recomendaciones para la Elaboración de Diseños Curriculares – Profesorado de Educación Artística. 2009. Disponível em: <http://cedoc.infd.edu.ar/upload/artistica.pdf >. Acesso em: 05 mai. 2019.

______. Consejo Interuniversitario Nacional (CIN). Lineamientos generales se la formación docente comunes a los profesorados universitarios. Resolução CE Nº 787/12, de 03 de julio de 2012. Disponível em: < https://www.cin.edu.ar/archivo.php >. Acesso em: 05 mai., 2019.

BUJÁN, Federico. La construcción de un observatorio latinoamericano de la formación de profesores en las universidades. Revista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Vol. 8, Nº 2, dez. 2013. p. 79-99.

______; FRADE, Isabela; FONSECA DA SILVA, Maria Cristina. Observatório da formação de professores de artes: uma rede de pesquisa na América Latina. Série Diálogos en Red - Nuestra América, Publicación seriada de la Red Académica Diálogos en Mercosur. Vol. 1, Nro. 1, maio 2014, p. 135-156.

______; FONSECA DA SILVA, Maria Cristina. Políticas públicas de formação docente em artes: perspectivas em duas realidades, Brasil e Argentina. In: FONSECA DA SILVA, Maria Cristina e MARQUES DOS SANTOS, Vera Marcia (Coord.) Formação docente e políticas públicas: cenário e desafíos. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2016. p. 11-32.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

BUJÁN, F. POLÍTICA EDUCACIONAL E DIRETRIZES CURRICULARES PARA PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE ARTES VISUAIS NA ARGENTINA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 252–268, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46190. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46190. Acesso em: 19 abr. 2024.