PROFESSORES, BNCC E CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULO NA CULTURA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.40684

Palavras-chave:

Currículo, Currículo na Cultura Digital, Construção de currículo por professores, Reforma curricular, BNCC

Resumo

Neste artigo, apresentamos a revisão sistemática realizada para a composição da pesquisa sobre as “vozes” dos professores na construção de currículo com base na cultura digital. A pesquisa se contextualiza na reforma curricular que institui a Base Nacional Comum Curricular e dialoga com Sacristán, Bardin e Romanowski para o constructo da análise. Na pesquisa, utilizamos a abordagem quantitativa, tendo como critério a seleção de publicações da temática e abordagem qualitativa, para a análise de conteúdo do material selecionado. Concluímos que os movimentos de reformas curriculares no Brasil e as demandas resultantes dessas mudanças, como as transformações socioculturais frente aos avanços da valorização do professor enquanto intelectual transformador encontram-se distantes da realidade vivida. Por fim, apontamos a necessidade do reconhecimento das vozes dos educadores na construção dos currículos oficiais e a necessidade imanente da discussão sobre o currículo na cultura digital.

 

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Biografia do Autor

Edna Araujo dos Santos Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Centro de Educação a Distância na Universidade do Estado de Santa Catarina. 

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação-Currículo pela PUC/SP. Professora no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina. 

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Publicado

03-10-2019

Como Citar

OLIVEIRA, E. A. dos S.; CERNY, R. Z. PROFESSORES, BNCC E CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULO NA CULTURA DIGITAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 404–414, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.40684. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n3.40684. Acesso em: 29 mar. 2024.