POLÍTICAS E CURRÍCULO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46151

Palavras-chave:

Formação. Artes Visuais. Observatório. UDESC.

Resumo

O estudo pretende analisar as políticas públicas educacionais que interferem no Ensino de Artes na escola. Utiliza-se igualmente das investigações desenvolvidas pelo projeto em rede Observatório da Formação no âmbito do Ensino de Artes principalmente as situadas no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGAV/UDESC para identificar aspectos mais amplos que atingem a formação de professores de arte nacionalmente. Da mesma forma, busca um comparativo entre as implicações das políticas educacionais na formação docente em artes nas licenciaturas e os respectivos desdobramentos no Ensino de Arte na escola. Considera os modelos de formação docente desenhados nos últimos tempos e implementados nas licenciaturas em artes visuais. Finalmente apresenta reflexões fundamentadas na pedagogia histórico-crítica com a intenção de dar visibilidade às contradições presentes no Ensino de Arte, a partir das especificidades das artes visuais na escola bem como na formação profissional nas licenciaturas.

 

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Biografia do Autor

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Centro de Artes da UDESC. 

 

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Publicado

03-10-2019

Como Citar

FONSECA DA SILVA, M. C. da R. POLÍTICAS E CURRÍCULO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 233–251, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46151. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46151. Acesso em: 20 abr. 2024.