Recomendação dos Centros de Especialidades Odontológicas pelos usuários

uma análise do PMAQ-CEO

Autores

  • Aldelany Ramalho Freire
  • Deborah Ellen Wanderley Gomes Freire
  • Yuri Wanderley Cavalcanti

Resumo

Introdução: O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO) representa um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). O estudo de suas informações, especialmente no tocante ao usuário, fornece subsídios para a melhoria da qualidade do serviço. Objetivo: Identificar se os fatores tempo de espera para início do tratamento, conforto, conclusão do tratamento, resolutividade, contrarreferência e relação com o cirurgião-dentista e funcionários da recepção estão associados à recomendação do CEO pelo usuário. Metodologia: Realizou-se um estudo transversal, a partir dos dados de 8897 entrevistas com usuários do CEO, os quais participaram do 1º ciclo de Avaliação Externa do PMAQCEO, em 2014. Dados do tempo de espera para início do tratamento, avaliação do conforto, conclusão do tratamento, resolutividade, contrarreferência e relação com o cirurgião-dentista e funcionários da recepção foram avaliados segundo a especialidade para qual o usuário aguardava atendimento e associados à sua recomendação pelo usuário. Realizou-se estatística descritiva e teste qui-quadrado (p<0,05). Resultados: Para todas as especialidades, observou-se maior frequência de recomendação dos CEO (n=8582, 96,4%). Os principais fatores relacionados à recomendação do serviço pelos usuários foram: menor tempo de espera para início do tratamento, avaliação positiva do conforto, e avaliação positiva sobre o cirurgião-dentista e recepção (p<0,05). Conclusão: O desempenho dos CEO foi satisfatório, sendo fatores que interferem na recomendação dos usuários: menor tempo de espera para início do tratamento, maior conforto durante o atendimento e melhor relação do usuário com o cirurgião-dentista e funcionários da recepção.

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Publicado

2019-11-05

Edição

Seção

Pesquisa