Estudo da interprofissionalidade e da integração ensino-serviço na área da saúde: Análise de matrizes

Autores

  • Laryssa Mylenna Madruga Barbosa
  • Thayana Maria Navarro Ribeiro de Lima
  • Carlos Henrique Madruga Barbosa
  • Franklin Delano Soares Forte
  • Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa

Resumo

Introdução: A integração ensino-serviço e a prática interprofissional são fundamentais para uma atenção à saúde integral dentro dos parâmetros preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), por sua vez, buscam seguir essa proposta. Objetivo: Identificar nos PPCs dos cursos da área da saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) os aspectos relacionados à formação interprofissional e às práticas de integração ensino-serviço. Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa por meio de análise documental temática de PPC, baseado em instrumento validado para avaliação de cursos a partir da Diretrizes Curriculares Nacionais com enfoque nas dimensões Orientação do Cuidado à Saúde e Integração Ensino-Serviço. Os dados, referentes aos 11 cursos da área de saúde da UFPB, foram comparados com base em uma matriz de análise construída a partir dos parâmetros da subdimensão avaliada e analisados pelo método de análise de conteúdo, utilizando categorias temáticas definidas a priori. Resultados: Os PPCs abordaram as temáticas brevemente e sem especificidade. Na maioria, as práticas interprofissionais são encontradas, em Competências e Habilidades Específicas, sugerindo a aplicação de tais aptidões fora do ambiente acadêmico, sendo associadas com as vivências nos serviços. Conclusão: O movimento institucional de revisão de seus PPCs de forma mais integrada entre os cursos, permitindo espaços comuns em suas estruturas curriculares para o desenvolvimento de atividades de educação interprofissional e prática colaborativa nos serviços, pode ser um passo importante para o direcionamento de ações e continuidade de preparação qualificada de profissionais para atuação no SUS.

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Publicado

2022-07-06