Estágio Supervisionado dos cursos de Graduação em Odontologia: Uma Análise do seu Projeto Pedagógico

Autores

  • Vitor Augusto Martins do Nascimento
  • Raissa Lima Toscano
  • wilton Wilney Nascimento Padilha

Resumo

Introdução: Estabelecidas em 2002, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em odontologia, orientam os pilares para a organização dos mesmos nas instituições de ensino superior, incluindo as disciplinas de Estágio Supervisionado. Objetivo: Fazer uma análise comparativa das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado dos cursos de graduação em odontologia do Brasil, baseando-se nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Metodologia: Pesquisa exploratória, com a técnica de observação indireta e caráter bibliográfico. Foram avaliados 15 PPCs de graduação em odontologia, tendo como critério de inclusão os mesmos estarem disponíveis para acesso online ou disponibilizados via e-mail pelos coordenadores dos cursos. As informações extraídas acerca das variáveis foram inseridas em um banco de dados e analisadas de forma descritiva. Resultados: Todos os PPCs analisados apresentavam carga horária total do curso e de cada disciplina, incluindo dos Estágios Supervisionados, a maioria das Instituições de Ensino não informa o método de avaliação dos alunos nas disciplinas de Estágio Supervisionado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) é o cenário mais comum entre as universidades para a realização dos Estágios Supervisionados. Conclusão: O Estágio Supervisionado ainda é uma grande dificuldade para as instituições ensino, o que dificulta o desenvolvimento das habilidades e competências pelos estudantes.

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Publicado

2022-07-06