Análise de infrações éticas atrelada à publicidade e propaganda em perfis de clínicas odontológicas do estado da Paraíba em uma rede social
Resumo
Introdução: No Brasil, é evidente o elevado número de cirurgiões-dentistas ativos no mercado de trabalho que buscam estratégias comunicativas para atrair e garantir a clientela. No entanto, têm-se observado um crescimento exponencial de infrações éticas na divulgação dos serviços prestados pela profissão, principalmente nas redes sociais. Objetivo: Analisar as infrações éticas atreladas à publicidade e propaganda em perfis de clínicas odontológicas do estado da Paraíba na rede social Instagram®. Metodologia: O estudo observacional transversal foi realizado numa amostra de 78 perfis de clínicas odontológicas. Foram avaliadas postagens públicas à luz do Código de Ética Odontológico e da Resolução CFO nº 196/2019. Buscou-se perfis abertos por meio de termos chaves de pesquisa: "clínica odontológica”, "dental", “dentista”, “odontologia" combinados com: “Paraíba", “PB”. Resultados: Em 91% dos perfis avaliados, apresentaram postagens com exibição do termo “diagnóstico x conclusão. Outro ponto a ser destacado é que itens obrigatórios para a comunicação e divulgação odontológica não são seguidos mediante o CEO, como não apresentar nome e número de inscrição do responsável técnico e inscrição no Conselho profissional (CRO-PB), com 84,6% e 59%, respectivamente. Conclusão: Diante do exposto, fica evidente que a maioria das páginas de clínicas odontológicas avaliadas nesse estudo está em desacordo com o CEO vigente. Nessa óptica, é necessário que haja maior orientação e fiscalização por parte dos órgãos responsáveis, como também os profissionais devem estar atentos e fazer cumprir os preceitos éticos zelando pelo bom prestígio da profissão.