Narrativas e fábulas transferenciais no setting analítico

alusões cervantinas no Colóquio dos Cachorros

Autores/as

  • Márcia de Gois Pinto Universidade Federal da Paraíba
  • Eneida Maria Gurgel de Araújo Universidade Estadual da Paraíba

Palabras clave:

Miguel de Cervantes, Psicanálise, Transferência

Resumen

Envolver-se poeticamente e respeitar as capacidades literárias era uma característica de Freud. Inveterado em suas cartas, para amigos seus, que encontrara no percurso de sua vida, mostrou ensejo da construção de uma nova ciência psicológica, posteriormente chamada de psicanálise. Estava, demasiadamente presente a interlocução do novo saber e as produções literárias dos escritores, que tomava como sábios. Nos atendimentos clínicos, das histéricas – principal demanda da época – Freud percebeu uma relação clínica, a partir das narrativas e percepções das fantasias. Para esta relação chamou de transferência, o que vem a ser o motor da análise. Na leitura feita de Miguel de Cervantes, O colóquio dos cachorros, apresenta-se como um esboço semelhante ao vivido pelo analista. Neste sentido, o presente trabalho, busca fazer a interface da literatura de Cervantes e o saber construído por Freud. Para tanto, será utilizado a literatura de Freud (1900, 1908, 1917), Laplance (1992 e 1993).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia de Gois Pinto, Universidade Federal da Paraíba

Psicóloga graduada pela Faculdade Internacional da Paraíba (2020). Psicanalista de formação continuada. Pós-graduanda em Psicanálise pela Unipê. Membro do Grupo de Pesquisa Literatura, Gênero e Psicanálise (LIGEPSI-UFPB). Atua como Psicóloga Clínica, com ênfase na abordagem Psicanalítica. Desenvolve estudos em Psicanálise Relacional; Literatura e Psicanálise; Processos Criativos e Transferenciais na prática clínica psicanalítica.

Eneida Maria Gurgel de Araújo, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Turismo(2002) e Letras (2003), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado em Literatura, pela Universidade de Salamanca (2008) e revalidado pela Universidade de Brasília. Doutorado em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística- PROLING/UFPB (2014). Foi Professora Substituta de Língua Espanhola da UFPB, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em outras instituições, atuando também como pesquisadora na área de ensino-aprendizagem de língua e literatura estrangeiras, tradução e Formação Continuada de Professores. Faz parte do Grupo de Pesquisa Formação Docente em Língua e Literatura Estrangeiras. Atualmente, é Professora Efetiva de Língua e Literatura Espanhola da UEPB.

Publicado

2023-03-16

Cómo citar

Pinto, M. de G., & Araújo, E. M. G. de. (2023). Narrativas e fábulas transferenciais no setting analítico : alusões cervantinas no Colóquio dos Cachorros. Revista LiteralMENTE, 2(1), 56–63. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rl/article/view/65660

Número

Sección

Dossiê - Interlocuções ficcionais: a arte em seus múltiplos diálogos