Gozo, nojo e medo

uma leitura do corpo e da cidade em "Sargento Garcia" de Caio Fernando Abreu

Autores

  • Guilherme Cézar da Silva Universidade de São Paulo
  • Helder Thiago Cordeiro Maia Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Sargento Garcia, Caio Fernando Abreu, Corpo, Cidade, Sexualidade

Resumo

Neste artigo, realizamos uma análise literária a partir da perspectiva de dissidência de gênero e sexualidade no conto “Sargento Garcia” em Morangos mofados (1982) de Caio Fernando Abreu, mobilizando o recorte de corpo e cidade na narrativa homossexual. Investiremos na representação das características subjetivas das duas personagens centrais, Sargento Garcia e Hermes, como forma de potencialização dos encontros eróticos em meio à cidade. Tentaremos localizar as formas de tratamento entre eles, a relação sexual, as arquiteturas do desejo sexual e a participação direta de um corpo travesti na narrativa, o de Isadora, que marca a forma com as quais essas masculinidades dissidentes são conduzidas entre si como forma de atravessar sexualmente o iniciado e o iniciante.

 

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Biografia do Autor

Guilherme Cézar da Silva, Universidade de São Paulo

Graduando do curso de Letras (Bacharelado e Licenciatura em Português e Espanhol) na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP).

Helder Thiago Cordeiro Maia, Universidade de Lisboa

Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2023-07-31

Como Citar

Silva, G. C. da, & Maia, H. T. C. (2023). Gozo, nojo e medo: uma leitura do corpo e da cidade em "Sargento Garcia" de Caio Fernando Abreu. Revista LiteralMENTE, 3(1), 49–67. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rl/article/view/66826

Edição

Seção

Dossiê - Grafias do corpo e do risco: o erotismo no texto literário