Da embriaguez erótica

sobre Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo

Autores

  • Maria Leuzivânia Lacerda Oliveira UNEMAT

Palavras-chave:

Noite na Taverna, Álvares de Azevedo, Erotismo, Narradores

Resumo

Estudo sobre a textualização do erotismo na obra literária Noite na Taverna (1855), de Álvares de Azevedo, focando em dois narradores, a saber: Solfiere e Bertram. Nessa perspectiva, a proposta analítica foi a de perceber, por meio dos discursos proferidos pelos narradores em questão, a forma como o erótico está representado na diegese azevediana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Leuzivânia Lacerda Oliveira, UNEMAT

Graduada em Letras (2010) - Português/ Inglês e suas respectivas Literaturas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestra em Estudos Literários (2016), também pela UNEMAT, onde defendeu dissertação que abordou a configuração do erotismo e sedução no romance romântico do século XIX, com foco em Álvares de Azevedo. Graduada, também, em Pedagogia (2020) pela UNINTER. Atualmente trabalha como Docente da rede estadual de ensino, ministrando disciplinas na área de Linguagem. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas eróticas, romance, Álvares de Azevedo e Teoria literária.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Oliveira, M. L. L. (2023). Da embriaguez erótica: sobre Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. Revista LiteralMENTE, 3(1), 120–131. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rl/article/view/67301

Edição

Seção

Dossiê - Grafias do corpo e do risco: o erotismo no texto literário