Dossiê temático - Corpo, Educação e Tecnologias Digitais

A proposta de um dossiê temático sobre corpo, educação e tecnologias digitaisna Revista Temas em Educação (RTE) tem por intenção dar visibilidade a um conjunto de produções que tem crescido de forma sistematizada, mesmo que de forma difusa, nos espaços de divulgação científica de nosso país. Ao buscar conectar tais temas, busca-se refletir as implicações da circulação de conteúdo e artefatos da cultura digital em nossas experiências sociais, dentre elas as experiências educacionais. Observamos que as técnicas de escrita e da oralidade marcaram historicamente as relações em espaços de ensino-aprendizagem. Contudo, hoje percebemos que tecnologias educacionais em suportes digitais colocam outras implicações para o campo educacional. Em um mundo em que multiplicam-se as telas e as formas de interagir pela rede mundial de computadores, faz-se necessário se perguntar: de que forma as atuais formas de produção, circulação, acesso e consumo da informação tem afetado nossas práticas de ensino-aprendizado? Essas e outras questões ainda podem ter respostas parciais ou localizadas em reflexões pontuais, mas que acreditamos que podem ganhar maior potência se articuladas neste espaço de divulgação científica.

Aos interessados, solicitamos que consultem as Normas e as Diretrizes da Revista.

Prazo para submissão: 07 de outubro de 2019.

Organizador do dossiê: Prof. Dr. Allyson Carvalho de Araújo (UFRN/PNPD/UFPB)

Previsão de publicação no n.3 de 2019 (Setembro-Dezembro)