A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EIXO MOVIMENTO

THE PLAY THE IMPORTANCE OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION: AXIS MOVEMENT

Autores

  • Simone Viana Corasarri UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL
  • Edilaine Vagula Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Mari Clair Moro Nascimento Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39219

Palavras-chave:

RCNEI, Eixo movimento, Educação Infantil, Brincar

Resumo

A pesquisa reflete sobre a importância do brincar na Educação Infantil, tendo como foco de análise o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - eixo movimento, assim, apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi compreender a importância do brincar na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. O estudo foi desenvolvido em um Centro de Educação Infantil, localizado na zona oeste do município de Londrina, utilizamos para coleta de dados um questionário semiestruturado, o qual foi respondido por 16 professoras. O resultado desse estudo demonstrou que a escola pesquisada valoriza o movimento, tem um espaço adequado para as crianças brincar, parques, área externa, entre outros. Os professores reconhecem a importância do movimento para criança e sua contribuição para a aprendizagem. Pudemos concluir, por meio da análise das respostas dos sujeitos da pesquisa, que ficou nítida a valorização do brincar e do eixo movimento como forma da criança conhecer seus limites e seu corpo.

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Biografia do Autor

Simone Viana Corasarri, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL

GRADUADA EM PEDAGOGIA

Edilaine Vagula, Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOUTORA EM EDUCAÇÃO

DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Mari Clair Moro Nascimento, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Doutora em Educação Docente no Ensino Superior.

Referências

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

CORASARRI, S. V.; VAGULA, E.; NASCIMENTO, M. C. M. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EIXO MOVIMENTO: THE PLAY THE IMPORTANCE OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION: AXIS MOVEMENT. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 4–26, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2018v27n1.39219. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rteo/article/view/39219. Acesso em: 16 jan. 2022.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO