Chamada de artigos - A escrita da história em disputa: os desafios do tempo presente para a prática da pesquisa e do ensino em História (45 jul./dez. 2021)

2021-03-05

A escrita da história em disputa: os desafios do tempo presente para a prática da pesquisa e do ensino em História (45 jul./dez. 2021)

Resumo: Nos últimos anos, observa-se nas redes sociais digitais e nas salas de aulas relatos sobre batalhas de narrativas em torno do passado brasileiro, africano, asiático e europeu. Essas disputas, além de mobilizar estudantes, pais e professoras (es) da educação básica, tem chamado a atenção de pesquisadoras (es) brasileiros e estrangeiros do campo da História e Educação, sobretudo, aquelas (es) entusiasmadas (os) com questões relativos ao processo de aprendizagem histórica e os seus desdobramentos no respeito a diferença, liberdade, democracia e justiça social. Ao mesmo tempo que, as (os) pesquisadoras (es) sentem-se desafiadas (os) a compreenderem o crescimento do movimento de negação da história na contemporaneidade. Nesse sentido, tanto as professoras (es), quanto pesquisadoras (es), procuram explicar os possíveis efeitos pedagógicos do conhecimento histórico na vida cotidiana de crianças, adolescentes, adultos e velhos. Assim, buscando  problematizar os  efeitos políticos do presentismo e dos usos do passado nas salas de aulas e nas redes sociais, o dossiê pretende reunir trabalhos (artigos) que discutam: as estratégias desenvolvidas no campo da história ao avanço do revisionismo da história e da negação do status de ciência; o processo de incorporação de novos objetos e perspectivas nos livros e matérias didáticos de história, as estratégias de difusão do conhecimento histórico (dissertações, teses e monografias) em formatos  e plataformas diversificadas, o papel das aulas de história na formação intelectual dos diferentes sujeitos, como se aprende história  no contexto das fakenews, as demandas sociais e a pesquisa histórica e os novos métodos de pesquisa histórico. Para tal, convidamos os diferentes profissionais do Brasil, Europa e Norte-Americanos para problematizar o contexto em que precisamos defender a história.

Palavras-chave: História. Ensino de História. Cultura Histórica.

Organização: Damião de Lima (UFPB) e  Juliana Alves de Andrade (UFRPE)

Prazo para envio: 16/07/2021