Chamada de artigos - Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões históricas

2021-09-14

O dossiê Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões históricas, organizado pelas doutoras Jaqueline A. M. Zarbato (UFMS) e Janaína Cardoso de Mello (UFS), tem como escopo principal dialogar sobre as inter-relações entre memória, patrimônio cultural e processos educativos. Por isso, convidamos pesquisadoras e pesquisadores que vislumbram as superações de um olhar único para os processos educativos e históricos, uma vez que a ampliação dos debates sobre os usos e abusos do patrimônio cultural podem impulsionar a aprendizagem histórica em espaços públicos, em museus, em danças e festas, em saberes femininos e em tantos outros bens patrimoniais, os quais compõem o mosaico de culturas.

Dessa forma, este dossiê convida a refletir sobre os percursos que podem ser traçados em perspectivas históricas que tragam narrativas, experiências, incursões em acervos patrimoniais, imagens e saberes que contribuam para outras possibilidades de ensinar história, a partir do patrimônio cultural.

Data limite para envio de artigos e resenhas: 30 de janeiro de 2022, através do site da revista: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/about/submissions