IDENTIDADE JUDAICA EM TRÂNSITO: MIGUEL FRANCÊS, PRIMEIRO RENEGADO DO BRASIL

Auteurs

  • Ronaldo Vainfas

Mots-clés :

Judeus Novos, Brasil holandês, Inquisição Portuguesa.

Résumé

Este artigo trata do percurso de um judeu novo no Brasil holandês (1630-1654), Miguel Francês. Educado em Amsterdã, onde chegou menino, no início do século XVII, Miguel foi circuncisado e adquiriu o nome judeu de Davi, sendo daí em diante conhecido como Davi Francês. Pertencia ao ramo pobre de uma família de cristãos novos importantes, com destaque para o sábio, e grande mercador, Manuel Bocarro Francês. Miguel ou Davi Francês chegou no Recife em 1639, durante o apogeu da Nova Holanda sob o governo de Maurício de Nassau. Em sua passagem pelo Brasil, ele renegou o judaísmo e se tornou um dos principais delatores de judeus ao Santo Ofício de Lisboa. Nnao escapou do processo inquisitorial, mas recebeu pena leve, em 1647. O artigo explora as narrativas de Miguel e estabelece relações entre suas mudanças religiosas e os conflitos familiares que ele viveu. Um exemplo típico das ambivalências que afligiam os judeus novos portugueses na Holanda e suas colônias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ronaldo Vainfas

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Professor Titular de História Moderna no Departamento e na Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.

Téléchargements

Publiée

2014-06-30

Comment citer

VAINFAS, R. IDENTIDADE JUDAICA EM TRÂNSITO: MIGUEL FRANCÊS, PRIMEIRO RENEGADO DO BRASIL. Saeculum, [S. l.], n. 30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/22228. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: História e História das Religiões