Estudo sobre a competência da modalidade Gamificação em um ambiente virtual de aprendizagem engajadora

Autores

  • Carla Gonçalves Távora PPGC/UFPB
  • Gabriel Lino Garcia
  • Carlos Eduardo da Trindade Ribeiro
  • João Pedro Albino

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n5.39929

Resumo

A temática do modelo Gamificação é utilizada como uma estratégia interdisciplinar para alfabetização dos alunos, buscando um Ambiente Virtual de Aprendizagem Engajadora segura e divertida, modernizando a aprendizagem em meio às transformações da era digital. O método gamificação é empregado no ensino fundamental das Escolas Municipais de João Solimeo e José Sabbag da cidade de Duartina/SP com a finalidade em personalizar o ensino do 1º ao 5º ano, disponibilizando diferentes jogos a diversas turmas para uma melhor flexibilidade e acessibilidade na aprendizagem do conteúdo. Portanto, as plataformas de inovações nas práticas pedagógicas envolvem um Ambiente Virtual de Aprendizagem Engajadora centrado no aluno no qual promove a transmissão do conhecimento no processo de aprendizagem, contribuindo para a aplicação da modalidade gamificação na educação do Brasil.

Palavra-chave: Educação. Tecnologia. Jogo. Comunicação. Aprendizagem.

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Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS