Audiovisualidades em vídeos de reaction no YouTube: o que não percebemos quando vemos alguém vendo outro vídeo?

Autores

  • Rodrigo Duarte Bueno de Godoi PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n1.43913

Resumo

Vídeos de reaction segundo Anderson (2011) circulam pela internet desde o ano 2007, e estão sendo crescentemente disseminados na plataforma YouTube. A própria palavra já define como podem ser entendidos esses vídeos: são uma espécie de gravação onde alguém “reage” a um outro vídeo. O que instigou a observar este tipo de vídeo é o fato de que as pessoas tentam recriar e/ou criar a possibilidade de reproduzir inúmeras vezes a primeira vez que se assistiu a determinado vídeo, tentando apreender nestas imagens uma reação “autêntica” sobre alguma coisa, e também o fato de tentar perceber que imagem é essa que emerge desta dupla observação: um olhante que observa uma imagem de alguém assistindo um vídeo. Perceber as audiovisualidades nestas relações que se criam pode ser um caminho para desnaturalizar essas conexões que são estabelecidas.

Palavras-chave:Audiovisualidades. Vídeos. YouTube. Reaction.

 

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Publicado

2019-01-19

Edição

Seção

Artigos