Felicidade e Consumo em Tempos de Redes Sociais: uma Análise do Compartilhamento de Postagens de Experiências
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2238-104X.2021v11n2.55618Resumo
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo investigar a influência, para o reconsumo, da felicidade proporcionada pelo retorno (curtidas, comentários e compartilhamentos) nas fotos ou nos vídeos de experiências publicadas nas redes sociais. Metodologia: Uma pesquisa qualitativa foi conduzida através de entrevistas semiestruturadas com 17 usuários ativos do Facebook convidados a dialogar enquanto navegavam em suas contas pessoais. Resultados: Os discursos mostraram que, de fato, elogios e retorno positivo nas fotos aumentam a felicidade e são grandes propulsores motivacionais ao reconsumo, assim como revelam que essa ação está imersa em questões sociopsicológicas, como a busca pelo reconhecimento e prestígio. Evidencia-se, assim, que o uso das redes sociais está diretamente atrelado às relações interpessoais, à felicidade e ao consumo. Contribuições: O artigo visa contribuir teórica e empiricamente com o conhecimento produzidos sobre o comportamento do consumidor nas redes sociais e a psicologia do consumidor, além de fornecer tacitamente diretrizes às marcas que desejam entender melhor o público para desenvolver seu gerenciamento de marketing, de produto, de serviço e/ou de campanhas publicitárias.