Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Verba Juris é uma publicação anual do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB). Desde 2002, quando lançada, a revista é o seu principal órgão de difusão da produção científica no campo dos estudos do Direito e, dado o caráter interdisciplinar da pós-graduação, suas áreas afins, como Economia, Administração, Sociologia, História, Filosofia, Antropologia e Ciência Política. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos que representam contribuição relevante para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais do Direito. A cada quinquênio a publicação adota um eixo temático, sendo, em 2006, os Direitos Humanos e, em 2011, o Direito Internacional.

Processo de Avaliação pelos Pares

Verba Juris publica textos inéditos relacionados com o Direito e suas áreas afins. Quanto ao textos recebidos, a Revista adota a avaliação por pares, isto é, o sistema "DUPLO BLIND PEER REVIEW". Na parte referida como Instruções editoriais para os autores diz-se que Verba Juris aceita para efeitos de publicação textos inéditos relacionados com o Direito e suas áreas afins. Contudo, publicam-se, dependendo da relevância, traduções de textos publicados em outras línguas.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A revista Verba Juris é uma publicação anual do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB). Desde 2002, quando lançada, a revista é o seu principal órgão de difusão da produção científica no campo dos estudos do Direito e, dado o caráter interdisciplinar da pós-graduação, suas áreas afins, como Economia, Administração, Sociologia, História, Filosofia, Antropologia e Ciência Política. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos que representem verdadeira contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais do Direito. A cada quinquênio a publicação adota um eixo temático, sendo, em 2006, os Direitos Humanos e, em 2011, o Direito Internacional.