Proposta de um instrumento para diagnóstico da gestão da informação e do conhecimento (GIC) de forma integrada para bibliotecas universitárias

Autores

  • Adriana Nóbrega da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC
  • Emeide Nóbrega Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA-UFPB

Resumo

A pesquisa de dissertação com orientação da professora Drª. Emeide Nóbrega Duarte é fruto do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPB) e pesquisou a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento (GIC) para construção de um instrumento integrado de diagnóstico GIC em bibliotecas universitárias. O foco desta investigação está no entendimento da Gestão do Conhecimento (GC) e de sua sistematização como um processo tal qual a Gestão da Informação (GI), e na integração de ambos em um modelo que permita o diagnóstico. A investigação foi desenvolvida na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A pesquisa teve por objetivo principal propor um instrumento para diagnosticar o gerenciamento da informação e do conhecimento (GIC) de forma integrada para bibliotecas universitárias. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de cunho qualitativo, considerada estudo de caso. Adota a análise de conteúdo para a coleta, organização e análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que há necessidade de ampliar as discussões a respeito da Gestão da Informação e do Conhecimento direcionadas às bibliotecas universitárias, explorar com profundidade as temáticas específicas da GIC, tais como a valorização do capital intelectual na biblioteca universitária, analisa os bibliotecários diretores e gestores, entendendo que todo o processo de Gestão da Informação e do Conhecimento depende de ações bem planejadas, alinhadas às expectativas organizacionais e dos usuários, fazendo-se uso dos recursos humanos, materiais e tecnológicos disponíveis. As redes sociais estão presentes, facilitando a comunicação entre o pessoal da biblioteca, e entre estes e os usuários, convergindo serviços de informação mais convenientes e eficientes. Nos novos tempos, a GIC expande a relevância da função do bibliotecário, que não se restringe ao mero gerenciamento das informações documentárias. Ele torna-se um personagem central na administração da biblioteca, cujas competências extrapolam a racionalidade da técnica biblioteconômica, para satisfazer pessoas (usuários/clientes e colaboradores).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Nóbrega da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC

Mestra em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Paraiba - UFPB (2013). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2007). Atualmente é professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de Usuário, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, Formação e Desenvolvimento de Acervos

Emeide Nóbrega Duarte, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA-UFPB

Professora do nível associado da Universidade Federal da Paraíba. Possui curso de graduação em Biblioteconomia realizado na Universidade Federal da Paraíba, Curso de Especialização em Documentação Científica realizado na UFRJ/IBICT. O Mestrado em Biblioteconomia e o Doutorado em Administração. Pós-doutorado em Ciência da Informação realizado na UNESP - Marília. Credenciada no PPGCI da UFPB .Representante da linha de pesquisa Ética, Gestão e Políticas de Informação do PPGCI. Membro do comitê interno de pesquisa (PIBIC/PIVIC/PRPG) da UFPB. Coordenadora do GT4 do ENANCIB. Atua nos seguintes eixos temáticos: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem organizacional, cultura informacional e inteligência organizacional competitiva. Nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação em Ciência da Informação, ensina a disciplina;Gestão da Informação e do conhecimento nas organizações, e no curso de graduação em Arquivologia, ensina a disciplina;Planejamento em unidades de informação

Referências

AMORIM, Fabiana Borelli; TOMAÉL, Maria Inês. Gestão da informação gestão do Conhecimento na prática organizacional: análise de estudos de casos. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 8, n. 2, p. 01-22, jan./jun. 2011.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BUKOWITZ, W. R.; WILLIAMS, R. L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CARDOSO, Luiz Henrique; PEREIRA, Edmeire Cristina. Teoria do caos e gestão da informação: uma integração na complexidade dos negócios e dos sistemas de informação. Transinformação. v. 17, n. 3, p. 221-233, set./dez. 2005.

CARVALHO, Gilda Maria Rocha de. Informação & conhecimento: uma abordagem organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

CASTRO, Gardênia. Gestão do conhecimento em biblioteca universitária: um instrumento de diagnóstico. 2005. 160f. (Dissertação Mestrado em Ciências da Informação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. 425p.

COSTA, I.; VASCONCELOS, A. C. F.; CÂNDIDO, G. A. Diagnóstico de Gestão do

Conhecimento como Mecanismo para Criação de Valor: Um Estudo Exploratório no

SEBRAE-PB. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, v. 5, .2., p.80-98, abr./jun. 2009.

CYSNE, Fatima Portela Cysne. Transferência de conhecimento entre a universidade e a indústria: uma análise nacional. 305fl. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Ceará, 2003.

DUARTE, Emeide Nóbrega; SILVA, Alzira Karla Araújo da; COSTA, Suzana Queiroga da. Gestão da Informação e do Conhecimento: práticas de empresa “excelente em gestão empresarial” extensivas à unidades de informação. Informação & Sociedade: Estudos. João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 97-107, 2007. >. Acesso em: 10 julho de 2011.

FONSECA, Ana Flávia; TORRES, Flávia. Método de Avaliação do Conhecimento

Organizational - Organizational Knowledge Assessment (OKA). Comitê Executivo do Governo Eletrônico – CEGE. Brasília : 2008.

GOVERNMENT OF ALBERTA. Benchmarking Information Management Practices: An Assessment Tool, October 2003, Departamento de Alberta, Canadá. Disponível em: <http://www.im.gov.ab.ca/index.cfm?page=imf/Index.html>. Acesso em: 12 de jan. 2012.

KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU, 1980.

MALIN, Ana Maria Barcellos. Gestão da Informação Governamental: em direção a uma metodologia de avaliação. Datagramazero, v. 7, n. 5, p. não paginado, out.2006.

MONTEIRO, Nabor. A.; FALSARELLA, Orandi Mina. Um modelo de gestão da

informação para aprendizagem organizacional em projetos empresariais.

Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n.2, p. 81-97, maio/ago. 2007.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PINTO, Manuela Azevedo; SILVA, Armando Malheiro da. Um Modelo Sistémico E Integral De Gestão Da Informação Nas Organizações. In: 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO DA TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 2., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: Tecsi, 2005. p. 1 - 24.

SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TARAPANOFF, Kira. Informação, Conhecimento e Inteligência em corporações: relações e complementaridade. In: ______. Inteligência, Informação e Conhecimento. Brasília: IBICT, UNESCO, 2006. p. 19-36.

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA. Biblioteca. Disponível em:

<http://www.unifor.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=623&Itemid=80>. Acesso em: 24 de jan. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária. Disponível em:

<http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=30 >. Acesso em: 23 de jan. 2012.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA