MATURIDADE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA PARA APOIAR O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MODELOS DE AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1Palavras-chave:
maturidade, modelo de maturidade, gestão do conhecimento, revisão sistemática da literaturaResumo
Muitos modelos de maturidade de gestão do conhecimento foram criados no ambiente acadêmico e por consultorias e a maioria deles é baseada no Capability Maturity Model. A diversidade e escala de publicações fez com que o campo de pesquisa fique cada vez mais confuso, sendo necessário analisar e estruturar o campo de uma forma sistemática. O objetivo do artigo é analisar as publicações científicas da última década sobre maturidade de gestão do conhecimento. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva com base em uma revisão sistemática da literatura, consultando as bases internacionais Scopus e Web of Science. As publicações analisadas puderam ser categorizadas entre cinco diferentes abordagens sobre maturidade de gestão do conhecimento: (1) que propõe um novo modelo; (2) que relacionam maturidade com outra variável; (3) que analisam a mudança dos níveis de maturidade; (4) que aplicam em diversas organizações; (5) que analisam os modelos previamente existentes. A análise desse campo mostra que o tema maturidade de GC é um campo fértil de pesquisa que oferece várias possibilidades. Muitas críticas aos modelos se referem à excessiva carga depositada na tecnologia, mas novos caminhos com foco em pessoas e aprendizagem estão surgindo. Porém, ainda se faz necessário mais estudos teórico-empíricos para verificação de consistência e validação desses modelos. Outra contribuição é a identificação da lacuna de conhecimentos sobre a comparação da maturidade de gestão do conhecimento entre empresas e países, visto que os modelos poderiam ser utilizados para tal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-03-2017
Como Citar
Kraemer, R., Freire, P. de S., Souza, J. A. de, & Dandolini, G. A. (2017). MATURIDADE DE GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA PARA APOIAR O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 7(1), 66–79. https://doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles