Jornalismo de Agências na Era da Mobilidade: estratégias e experiências em busca de inserção

Isadora Ortiz de CAMARGO, Pedro AGUIAR

Resumo


O artigo identifica estratégias das agências de notícias para a diversificação de seus produtos jornalísticos em plataformas móveis, à luz das particularidades que caracterizam o jornalismo de agências. Com base em análises mais recentes do jornalismo produzido por agências na era digital, põem-se à prova os conceitos canônicos das mesmas como “atacadistas de notícias” com função econômica na ação de noticiar e suas características de velocidade, centralidade e linearidade em face dos desafios gerados pela mobilidade, que impactam tanto as rotinas de produção nas redações das agências quanto seu mercado e clientela como setor econômico. Faz-se, ao fim, uma comparação estrutural entre aplicativos de plataformas móveis de cinco agências de notícias de porte global (Reuters, AP, AFP, EFE e Lusa), a fim de salientar como estas empresas têm ingressado no segmento mobile.

DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n2p31-49


Palavras-chave


Agências de Notícias; Jornalismo de Mobilidade; Aplicativos de Notícias.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Pedro. “Marx explica a Reuters” In: SILVA JR, José Afonso. ESPERIDIÃO, Maria Cleidejane. AGUIAR, Pedro (orgs.). Agências de Notícias: perspectivas contemporâneas. Recife: EdUFPE, 2014.

AGUIAR, Pedro. REGO, Rafael. Jornalismo de Agências x Internet: diálogos e conflitos. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Anais... São Paulo: ECA/USP, 2009.

ARTUCH Iriberri, Maria José. Señas de Identidad de las Agencias de Noticias en la Era Digital. Cuadernos de Periodistas, Madrid/Asociación de la Prensa de Madrid, n. 20, p. 28-30, jul. 2010.

BOYD-BARRETT, Oliver. As Agências de Notícias na Turbulenta Era da Internet. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo/UMESP, v. 33, n. 57. jan./jun. 2012.

BOYD-BARRET, Oliver; RANTANEN, Terhi. “Global and National News Agencies: opportunities and threats in the age of the Internet”. In: BRIGGS, A., and COBLEY, P. (orgs.). The Media: an introduction. 2. ed. Londres: Longman, 2002.

BOYD-BARRET, Oliver; RANTANEN, Terhi. “News Agencies as News Sources: a re-evaluation” In: PATERSON, Chris; SREBERNY, Annabelle (orgs). International News in the 21st Century. Londres: John Libbey/University of Luton Press, 2004.

CAMARGO, Isadora Ortiz de. Caracterizações, processos de produção e tendências do jornalismo em mobilidade: um estudo de caso do The New York Times. 2015. Dissertação [Mestrado em Ciências da Comunicação] – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. v.1. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GRIESSNER, Christoph. News Agencies and Social Media: a relationship with a future? (monografia). Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism/Universidade de Oxford, 2012.

MEJÍA Ramos, Jairo. Reinventing the Wire: how to prepare for constant disruptions (monografia). Oxford: Reuters Institute for the Study of Journalism/Universidade de Oxford, 2014.

MURO Benayas, Ignacio. Globalización de la Información y Agencias de Noticias: entre el negocio y el interés general. Barcelona: Paidós, 2006.

PATERSON, Chris. News Agency Dominance in International News on the Internet. In: SKINNER, D., COMPTON, J. & GASHER, M. (orgs.) Converging Media, Diverging Politics: A Political Economy of News in the United Statesand Canada. Lexington: Rowman and Littlefield, 2005. p. 145-164.

UNESCO. Final report of the Workshop on News Agencies in the Era of the Internet. Paris: UNESCO, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.21204/2359-375X/ancora.v3n2p31-49

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN 2359-375X | Diretórios, Indexadores e Plataformas de Avaliação |
 DOAJ - Suécia | Latindex - México | Crossref - USA/United Kingdom OLCL WorldCat - Estados Unidos | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Alemanha MIAR - Espanha | REDIB - Espanha
 
DAIJ - Indonésia | SHERPA/RoMEO - Inglaterra | ResearchBid - Reino Unido | Eurasian Scientific Journal Index - República do Cazaquistão | UNIVERSAL IMPACT FACTOR - Journal Impact Factor | Crosscheck | Vérsila - Brasil | USA | Directory of Research Journals Indexing - Índia | Journal TOCS - Reino Unido
 
Sumários.org - Brasil | Diadorim - Brasil | SEER | IBICT - Brasil | REVIScom - Brasil
Periódicos UFPB - Brasil | LivRe - Brasil | Biblioteke Virtual - Brasil | Google Acadêmico

     
                



   
        

ÂNCORA é uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba | Centro de Comunicação, Turismo e Artes | Cidade Universitária, João Pessoa - Paraíba - Brasil | CEP: 58.051-970 | E-mail: revistaancoraufpb@gmail.com

Licença Creative Commons

Este trabalho dispõe da Licença de Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.