De uma para muitas... mídias: uma abordagem da transmidiação no telejornalismo

Lívia CIRNE

Resumo


As mudanças tecnológicas permitem que os conteúdos dos telejornais sejam consumidos muito além da tradicional grade de programação.  Mesmo sem explorar efetivamente as potencialidades do ambiente digital, os telejornais atuais, ao se inserirem no ambiente multiplataforma, já oferecem diferentes experiências à audiência, apostando em um conjunto de procedimentos para criar novas formas de interação e fidelização. O presente artigo faz uma apresentação crítico-descritiva de como as emissoras têm investido em ações para desdobrar ou complementar assuntos propostos pela plataforma televisiva, adotando estratégias e práticas de participação, apoiados justamente no fenômeno da transmidiação. Entendemos que esse panorama redefine as relações entre as emissoras e os telespectadores e lança desafios urgentes a serem problematizados no campo da produção jornalística.

DOI: 10.21204/2359-375X/ancora.v3n2p194-208


Palavras-chave


Telejornalismo; Televisão; Transmidiação; Multiplataforma.

Texto completo:

PDF

Referências


ALZAMORA, Geane; TÁRCIA, Lorena P. T. Convergence and Transmedia: semantic galaxies and emergente narratives in Journalism. Brazilian Journalism Research, v.9, n. 1, p. 22-34, 2012. Disponível em: < http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/407 >. Acesso em: 26 jan. 2015.

FECHINE, Yvana; GOUVEIA, Diego; ALMEIDA, Cecilia; COSTA, Marcela; ESTEVÃO, Flávia. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de (org.). Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 19-60

FECHINE, Yvana. Transmidiação e cultura participativa: pensando as práticas de agenciamento dos fãs de telenovelas brasileiras. In: Anais do XXIII Encontro Anual da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação). Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém (PA), 2014.

FECHINE, Yvana; FIGUERÔA, Alexandre; CIRNE, Lívia. Trasmidiação: explorações conceituais a partir da telenovela brasileira. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo Lopes (Org.). Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. Porto Alegre: Sulina, 2011. p. 17-59.

GENTIKOW, Barbara. Television use in new media environments. In: GRIPSRUD, Jostein (ed.). Relocating television: television in the digital context. London, Routledge, 2010. p. 141-155

GRIPSRUD, Jostein. Television Broadcasting Flow: Key Metaphors in TV Theory. In: GERAGHTY, Christine and LUSTED, David (Eds.). The Television Studies Book. London: Arnold, 1998. p. 17-31.

JENKINS, Henry. Textual poachers: television fans and participatory culture. New York: Routledge, 2001.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandrina. São Paulo: Aleph, 2010.

LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. et. al. Brasil – Novos modos de fazer e de ver ficção televisiva. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de; GÓMEZ; OROZCO, Guillermo (coord.). Convergências e transmidiação da ficção televisiva: Obitel 2010. São Paulo: Globo, 2010. p. 128-178.

LOTZ, Amanda. The Television Will be Revolutionized. New York: New York University Press, 2007.

MOLONEY, Kevin. Porting Transmedia Storytelling to Journalism. Thesis Presented to the Faculty of Social Sciences University of Denver, Master of Arts, 2011.

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o Futuro da Narrativa no Ciberespaço. Tradução de Elissa Khoury Daher e Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Editora UNESP e Itaú Cultural, 2003.

MYLLER, Toby. A televisão acabou, a televisão virou coisa do pasado, a televisão já era. In: FILHO, João Freire (Org.). A TV em transição. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 9-25.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.

SANTAELLA, Lúcia. Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SUMMA, Giacomo. Social TV: the Future of Television in the Internet Age. Master of Science in Managements Studies, Massachusetts Institute of Technology (MIT), 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.21204/2359-375X/ancora.v3n2p194-208

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



ISSN 2359-375X | Diretórios, Indexadores e Plataformas de Avaliação |
 DOAJ - Suécia | Latindex - México | Crossref - USA/United Kingdom OLCL WorldCat - Estados Unidos | Elektronische Zeitschriftenbibliothek - Alemanha MIAR - Espanha | REDIB - Espanha
 
DAIJ - Indonésia | SHERPA/RoMEO - Inglaterra | ResearchBid - Reino Unido | Eurasian Scientific Journal Index - República do Cazaquistão | UNIVERSAL IMPACT FACTOR - Journal Impact Factor | Crosscheck | Vérsila - Brasil | USA | Directory of Research Journals Indexing - Índia | Journal TOCS - Reino Unido
 
Sumários.org - Brasil | Diadorim - Brasil | SEER | IBICT - Brasil | REVIScom - Brasil
Periódicos UFPB - Brasil | LivRe - Brasil | Biblioteke Virtual - Brasil | Google Acadêmico

     
                



   
        

ÂNCORA é uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba | Centro de Comunicação, Turismo e Artes | Cidade Universitária, João Pessoa - Paraíba - Brasil | CEP: 58.051-970 | E-mail: revistaancoraufpb@gmail.com

Licença Creative Commons

Este trabalho dispõe da Licença de Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.