Avaliação de Artigos Científicos em Administração: Critérios e Modelos de Avaliadores Experientes

Autores

  • Helena Belintani Shigaki Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberto Patrus Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i2-28445

Palavras-chave:

Critérios de Avaliação, Periódicos, Avaliadores, Administração, Revisão por pares.

Resumo

Pretendeu-se, com este estudo, analisar o processo de revisão por pares sob a ótica dos experientes avaliadores de artigos, a fim de se obter respostas quanto aos critérios e possíveis modelos que são utilizados em um processo de avaliação, bem como se há um padrão ou uma grande variabilidade no que é utilizado hoje. A abordagem do estudo foi qualitativa, tendo como procedimento básico a análise de conteúdo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista em profundidade, realizada com onze avaliadores de artigos científicos de periódicos A1 e A2. Os resultados revelaram densa relação com as principais teorias aqui apresentadas, no que tange à (a) relevância da contribuição, (b) escrita/ apresentação, (c) design/concepção, (d) referências, (e) metodologia, (f) discussão dos resultados, (g) teoria, (h) critérios pessoais e (i) ética. Também foi possível elucidar três modelos-chave utilizados pelos entrevistados para o processo de avaliação, aqui nomeados de: (a) hipotético-dedutivo, (b) analítico-indutivo e (c) by the book. O presente estudo possui contribuição teórica, em lançar luz sobre o trabalho anônimo de pesquisadores de todo o mundo responsáveis pela avaliação de artigos, projetos de pesquisa, cursos ou programas de pós-graduação e; contribuição prática, por apresentar os critérios e modelos de avaliação de avaliadores experientes.

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Biografia do Autor

Helena Belintani Shigaki, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração (UFMG), Mestre em Administração (PUC Minas - 2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (IEC/ PUC Minas - 2012) e Graduada em Administração (PUC Minas - 2010). Professora visitante nos cursos de Graduação em Administração e Sistemas de Informação na PUC Minas e, na Pós-graduação do UNI-BH. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégias de Operações da UFMG. Tem experiência em lecionar disciplinas de Marketing, tais como: Comportamento do Consumidor, Planejamento e Elaboração de Projetos e, Gestão Estratégica de Marketing dos cursos de Graduação em Administração e Graduação Tecnológica em Marketing (Centro Universitário UNA), Análise e Estratégia de Mercado e, Gestão da Informação (PUC-Minas), Branding e Comunicação (Pós-graduação UNIBH) e Pesquisa Qualitativa (Pós-graduação Unileste). Foi orientadora de Projetos Aplicados Interdisciplinares (Centro Universitário UNA); e de Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação UNIBH).

Roberto Patrus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pesquisador Mineiro - FAPEMIG, Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, título revalidado no Brasil, na UFRGS, como equivalente a Doutor em Administração. Professor do Doutorado e Mestrado em Administração da PUC Minas, onde leciona desde 1989 e é responsável as disciplinas de Ética nos Negocios e Filosofia na graduação de Administração. Coordenador do GEPEAD - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Administração e Didática e vice coordenador do NUPEGS, Nucleo de Pesquisa em Etica e Gestão Social. Professor visitante da Universidad de Medellin e da EAFIT, ambas Universidades da Colômbia. Mestre em Administração pela UFMG, psicólogo formado pela UFMG e filósofo pela PUC Minas. Também atua como consultor na área de ética nos negócios. Autor de vários livros e artigos, é palestrante na área de Ética, Didática, Felicidade, Ética nos Negócios, Responsabilidade Social e Educação.

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

Shigaki, H. B., & Patrus, R. (2016). Avaliação de Artigos Científicos em Administração: Critérios e Modelos de Avaliadores Experientes. Teoria E Prática Em Administração, 6(2), 107–135. https://doi.org/10.21714/2238-104X2016v6i2-28445

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa (Research Papers)