Uma Reflexão sobre Autoria Acadêmica

Francisco José da Costa, Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Henrique Muzzio

Resumo


Este estudo tem como objetivo apresentar elementos para um debate sobre a ética das práticas de autoria no campo científico brasileiro. Os autores utilizam exemplos ilustrativos para explorar as práticas de pseudoautoria, estabelecendo relações entre essas práticas, as coerções oriundas do campo acadêmico e o habitus dos agentes sociais. Foi elaborada uma definição preliminar do que seja autoria a fim de possibilitar a discussão sobre dois problemas centrais, que são: a lógica de “colocar o nome” e o plágio. Uma das principais contribuições deste trabalho repousa na reflexão orientada para a construção de uma prática aperfeiçoada de autoria, possibilitando a crítica e a autocrítica dos agentes do meio acadêmico sobre algumas práticas problemáticas de autoria.

Palavras-chave


Autoria, ética, campo científico, plágio, lógica de colocar o nome

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DOI: https://doi.org/10.21714/2017_v7i132534



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