MÍDIAS SOCIAIS NA WEB: De olho na CI para capacitação acadêmica e profissional

Autores

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Aline Poggi Lins de Lima
  • Maurício Pereira da Costa Junior

Resumo

Compartilha a experiência com a edição e publicação do blog De olho na CI, na perspectiva das mídias sociais como canais de comunicação da informação na web, tendo como público-alvo pesquisadores e profissionais da informação. Visa, também, demonstrar a aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação na Web 2.0 e a importância dos blogs nesse contexto. Trata-se de projeto que ocorre no âmbito do Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio do CNPq – Edital Universal 2011. Recebe, também, apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. O blog De olho na CI é abordado na qualidade de canal de comunicação da Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB), editada pelo Grupo de Pesquisa (CNPq) Informação e Inclusão social, e publicada no Portal de Periódicos da UFPB. O blog foi criado para aproximar a PBCIB do seu público-alvo (pesquisadores e profissionais da informação), bem como produzir e disseminar informações relevantes nos campos da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Memória Social e Gestão da Informação. Palavras-chave: Mídia Social.Canais de comunicação. Web 2.0. Blogs. De olho na CI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista do CNPq.

Aline Poggi Lins de Lima

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista Capes.

Maurício Pereira da Costa Junior

Graduando em Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista CNPq/PIBIC.

Referências

ALCARÁ, A. R.; CURTY, R. G. Blogs: dos diários egocentristas aos espaços de comunicação científica. In: TOMAÉL, M. I. (Org.). Fontes de Informação na net. Paraná: Eduel, 2009.

CARVALHO, L. M.; CARVALHO, M. M. O registro da memória através dos diários virtuais: o caso dos blogs. Em Questão, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 53-66, jan./jun. 2005.

CLUSTRMAPS. Disponível em: .

FREIRE, G. H.; FREIRE, I. M. Introdução à ciência da informação. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.

GOOGLE ANALYTICS. Disponível em:

INTERNET BLOG SERIAL NUMBER (IBSN). Disponível em: <http://ibsn.org/>

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. (Coleção Trans).

LIMA JUNIOR, W. T. Mídia social conectada: produção colaborativa de informação de relevância social em ambiente tecnológico digital. Líbero, São Paulo, v. 12, n. 24, p. 95-106, dez./2009.

MANESS, J. Library 2.0 Theory: Web 2.0 and its implications for libraries. Webology, v.3, n.2, Artigo 25, 2006. Disponível em: <http://www.Webology.ir/2006/v3n2/a25.html>. Acesso em: 31 jul. 2012.

O'REILLY, Tim. What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software.O'ReillyPublishing, 2005. Disponível em: <http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.htm>l. Acesso em: 31 jul. 2012.

PINHO NETO, J. A. S. Informação e sociabilidade nas comunidades virtuais: um estudo do Orkut. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-18, 2010.

PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-Compós, Brasiília, v.9, p. 1-21, 2007.

RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

______. Mídia x rede social. 2010. Disponível em: <http://www.pontomidia.com.br/raquel/arquivos/midia_x_rede_social.html>. Acesso em: 26 fev. 2012.

SANTAREM SEGUNDO, J. E. A Documentação: Paul Otlet e o Facebook. In: CRIPPA, G.; MOSTAFA, S. P. (Org.) Ciência da Informação e Documentação. Campinas, SP: Alínea, 2011.

MUELLER, S. P. M. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (Orgs.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

TELLES, A. A revolução das mídias sociais: Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011.

TOMAEL, M. I. (Org.).Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008.

WEBNODE. Disponível em: <http://www.webnode.com.br/>

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS