Revisão sistemática: revelações sobre gestão do conhecimento nos anais do ENANCIB

Autores

  • Marynice Medeiros Matos Autran Universidade Federal da Paraíba
  • Rosilene Agapito da Silva Llarena Professora substituta do Departamento de Ciência da Informação da UFPB
  • Victor Pinheiro Professor do UNIPÊ
  • Gabriella Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Tendo como fonte de dados o repositório BENANCIB - Questões em Rede, esta pesquisa tem como objetivo mapear sistematicamente a produção científica sobre Gestão do Conhecimento, publicada nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), desde sua primeira edição. Utilizou como metodologia o mapeamento sistemático, de natureza exploratória. Este mapeamento é um procedimento baseado em evidências. Originalmente utilizado na área médica, tem sido adotado, nos últimos anos, por outras áreas do conhecimento, inclusive pela Ciência da Informação. A pesquisa permitiu rigorosa revisão da produção científica em Gestão do Conhecimento, além de projetar estudos futuros que venham contribuir para o processo de construção epistemológica, ontológica, metodológica e prática da Gestão do Conhecimento. Para este fim, foram estabelecidas taxonomias de classificação conceitual, de abordagens gerais e de perspectivas interdisciplinares. De acordo com os resultados, a abordagem econômica e organizacional prevalece nas publicações analisadas.

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Biografia do Autor

Marynice Medeiros Matos Autran, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto - Portugal

Rosilene Agapito da Silva Llarena, Professora substituta do Departamento de Ciência da Informação da UFPB

Doutora em Ciência da Informação

Victor Pinheiro, Professor do UNIPÊ

Mestrando em Ciência da Computação na UFPB

Gabriella Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciência da Informação - UFPB

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Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA