INTELIGÊNCIA COMPETITIVA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO TEÓRICO

Thiciane Mary Carvalho Teixeira, Marta Lígia Pomim Valentim

Resumo


Estudo teórico dos conceitos e definições sobre inteligência competitiva organizacional relacionando-os à obtenção de diferenciais competitivos, a geração de inovação e a implementação de estratégias de ação. Salienta a importância das atividades de prospecção e monitoramento para o processo de inteligência competitiva organizacional. Apresenta uma análise de modelos de inteligência competitiva organizacional evidenciando as inter-relações com a gestão da informação, a gestão do conhecimento e o uso de tecnologias de informação e comunicação como alicerces fundamentais para a geração de inteligência organizacional.

Palavras-chave


Inteligência Competitiva Organizacional. Prospecção. Monitoramento. Gestão da Informação e do Conhecimento. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).